O site da Organização dos Estados Americanos – OEA – está dizendo: “Mais direitos para mais pessoas”. E também: A Organização dos Estados Americanos é o principal fórum regional para o diálogo, análises de políticas e sobre tomadas de decisões com relação aos assuntos do Hemisfério Ocidental. A OEA promove a liderança entre as Nações pelas Américas a fim de identificar os problemas e oportunidades do hemisfério. Juntas, estas lideranças constroem a cooperação entre os Estados e preparam uma agenda de assuntos do governo democrático, direitos humanos, segurança multidimensional e desenvolvimento sustentável.”
Pois é, há um representante da OEA no Brasil para nos ajudar a preservar a democracia. Uma boa iniciativa, que enche de esperanças a turma que entende que a democracia corre risco por aqui. Mas, é preciso ir devagar com as expectativas, pois cabe lembrar, que a Venezuela faz parte da Organização e lá a OEA está totalmente vencida na luta pela preservação da liberdade.
Nós, por aqui, ainda não precisamos da OEA, a menos que ela esteja disposta a liderar uma campanha pela derrota, em 2026, dos senadores que, a despeito da competência institucional que a Constituição Brasileira lhes dá, não colocam ordem na Casa.