Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tenho saudades

Quando a gente começa a sentir saudades, muitas saudades do passado, é por ele ter sido bom ou pelo fato de o presente ser bem ruim. E, não me resta dúvida: o presente na política é péssimo. Tudo destrambelhou! O que temos hoje pode ser representado pelos filmes de terror, aqueles em que abre-se uma tumba no deserto e dela ressurgem mortos-vivos, os zumbis.

Não faz muito tempo, mas um tempo que parece uma eternidade, que eu aguardava o Jornal da Noite da TV Globo, para assistir Arnaldo Jabor. Ele construía crônicas bem humoradas, ferinas, certeiras. Jabour faleceu em fevereiro de 2022. Atualmente, tudo que vem da TV Globo é ruim, pior ainda, bem pior, quando o tema é política. As saudades que tenho das crônicas do Jabor eu tento compensar com assistindo Alexandre Garcia. Não é nem de longe a mesma coisa, mas é algo bom.

Com saudades do Jabor voltei às crônicas com que ele compôs o livro “porno política – paixões e taras na vida brasileira”. Entre elas reencontrei “O governo que desmoralizou o escândalo”. Jabor referia-se ao primeiro governo Lula. Compartilho algumas passagens com vocês: “Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder vinte anos. Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo. Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar…não sente remorso nem vergonha do que faz…”

Jabor encerrou a crônica com uma previsão, ou praga: “O Lula reeleito será a prova de que os delitos compensam”. Pois é…Lula foi reeleito, elegeu Dilma Rousseff duas vezes e está de volta ao poder pela terceira vez e quem, um dia, levantou-se contra ele e conseguiu derrotá-lo, está inelegível, para, quem sabe, impedir que a derrota aconteça novamente.

A política ensina, gente!

Jackson Vasconcellos

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 16/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Câmeras na BR-116 serão usadas ‘somente para agilizar auxílio em casos de acidentes’

Caixa de Fósforos, a ‘pedrinha equilibrista’ de Teresópolis

O que é assédio moral organizacional e por que ele afeta produtividade?

Tenho saudades

Polícia Civil prende homem que perseguia duas adolescentes em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE