Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tenho saudades

Quando a gente começa a sentir saudades, muitas saudades do passado, é por ele ter sido bom ou pelo fato de o presente ser bem ruim. E, não me resta dúvida: o presente na política é péssimo. Tudo destrambelhou! O que temos hoje pode ser representado pelos filmes de terror, aqueles em que abre-se uma tumba no deserto e dela ressurgem mortos-vivos, os zumbis.

Não faz muito tempo, mas um tempo que parece uma eternidade, que eu aguardava o Jornal da Noite da TV Globo, para assistir Arnaldo Jabor. Ele construía crônicas bem humoradas, ferinas, certeiras. Jabour faleceu em fevereiro de 2022. Atualmente, tudo que vem da TV Globo é ruim, pior ainda, bem pior, quando o tema é política. As saudades que tenho das crônicas do Jabor eu tento compensar com assistindo Alexandre Garcia. Não é nem de longe a mesma coisa, mas é algo bom.

Com saudades do Jabor voltei às crônicas com que ele compôs o livro “porno política – paixões e taras na vida brasileira”. Entre elas reencontrei “O governo que desmoralizou o escândalo”. Jabor referia-se ao primeiro governo Lula. Compartilho algumas passagens com vocês: “Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder vinte anos. Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo. Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar…não sente remorso nem vergonha do que faz…”

Jabor encerrou a crônica com uma previsão, ou praga: “O Lula reeleito será a prova de que os delitos compensam”. Pois é…Lula foi reeleito, elegeu Dilma Rousseff duas vezes e está de volta ao poder pela terceira vez e quem, um dia, levantou-se contra ele e conseguiu derrotá-lo, está inelegível, para, quem sabe, impedir que a derrota aconteça novamente.

A política ensina, gente!

Jackson Vasconcellos

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quinze anos da Tragédia de 12 de janeiro

Indeferimento de corte de árvores em Teresópolis

Compra antecipada de material escolar pode representar grande economia

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE