Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Viva a revolução

“Toda revolução foi primeiro um pensamento no intelecto de um homem”. Essa frase pertence ao filósofo e poeta americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882). Tal pensador foi um divisor de águas na cultura e no pensamento de seu povo. Foi determinante no que foi chamado, posteriormente, a Declaração de independência intelectual dos EUA. Seus ensaios versavam sobre uma cultura legitimamente norte-americana, se divorciando do eurocentrismo impregnado pelos tempos de colonização. “Nós temos escutado por muito tempo” dizia Emerson, avaliando assim que determinadas conjunturas de pensamento e práxis não funcionavam dentro do quadrante de seu povo, mas mesmo assim eram passadas ano após ano, sem um ruminar de ideias.
Somos rodeados por pessoas que são ótimas em diagnósticos. Percebem que os problemas existem e que de maneira muito evidente as coisas não estão dando certo. São boas em avaliações e estatísticas e, em dados momentos, algumas dessas, passam a ser agourentas, pessimistas e versadas no coitadismo. Temos a solução desde a escalação do nosso time do coração até os problemas da crise econômica que nos abala.
Caro leitor, caminhe junto comigo aqui. Há pessoas que têm a solução para o planeta, mas não conseguem deixar seu quarto arrumado. O guarda roupa do indivíduo parece uma floresta encantada não explorada, o tal parece ter criado um ninho para um unicórnio ou uma besta multifacetada. Embaixo da cama, sobra os pares de sapato, meias aos montes e alguns detritos de comida que lhe acompanharam na madrugada. Desconfio de pessoas que querem mudar o mundo, mas não começam por si mesmas.
Também existe aqueles para os quais os diagnósticos claros suscitam um único questionamento: quem vai resolver essa baderna toda? Parto do seguinte princípio, se fui eu quem primeiro percebi, então devo iniciar a solução. Vejo pessoas que oram pedindo a Deus que envie alguém que mude a realidade de sua família, empresa ou qualquer outra coisa. Ansiando por alguém que apareça messianicamente com a solução de bandeja para aquela dificuldade. Preciso te pautar de duas coisas: Primeiro, que Deus ouve oração e segundo, você é a resposta da oração que está fazendo.
Emerson principiou a solução para o que identificou. Precisamos iniciar a solução para os problemas que nos rodeiam. A revolução começa no pensamento embrionário que nos habita como resposta as contradições e adversidades que enfrentamos. Se você está incomodado, não é em vão. Portanto, identifique seu papel no contexto. Mexa-se!


Tiago Sant’Ana Cezar
tiagosantanacezar@gmail.com

Tiago

Tiago Sant’Ana

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 26/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Granja Comary: Polícia Civil apreende R$ 50 mil em produtos desviados

Obras de escolas fechadas há anos são retomadas em Teresópolis

Estufa com 38 quilos de maconha é encontrada em Teresópolis

Trilha 360, um caminho para conhecer melhor a Serra dos Órgãos

Evento gratuito reúne empreendedores e promove rodada de negócios em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
Tocador de áudio