Com um design externo totalmente novo, espaço interior perceptivelmente maior e redesenhado até o último detalhe, novo layout do cockpit, estruturado para o mundo digital, eficientes motores TSI (gasolina), TGI (gás natural) e TDI (diesel) assim como um leque de sistemas de assistência previamente disponíveis apenas nos carros maiores da Volkswagen. O Dr. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Marca Volkswagen explica: "O Polo é um carro jovem. Ele combina carisma com forte tecnologia. Nenhum outro carro oferece tanto espaço com o seu tamanho. Isto faz do Polo o compacto número um e ele vai continuar número um."
Novo Polo europeu ultrapassa os limites de categoria
Instrumentos digitais, novos sistemas de informação e assistência. Segundo o Dr. Frank Welsch, membro do Conselho para o Desenvolvimento da Marca Volkswagen: "O novo Polo traz o futuro para a categoria compacta. Um monte de espaço – baseado na plataforma modular transversal – motores sustentáveis como o novo TGI, a gás natural, o lançamento mundial de uma nova geração do Active Info Display, os últimos sistemas de informação e entretenimento e sistemas de assistência avançados – essas qualidades fazem este Volkswagen ultrapassar os tradicionais limites da categoria."
Muito mais espaço por dentro, mas compacto externamente
O Polo tem feito contínuos avanços em conforto. A sexta geração do Polo cresceu, tornando-o maior que seus antecessores em todas as suas dimensões. Isto resultou num espaço interno muito maior e num volume de porta-malas significativamente aumentado – cresceu de 280 para 351 litros. Apesar disso, por fora ele continua sendo um vivaz carro compacto. É esclarecedor comparar este carro ao Golf de quarta geração (fabricado até 2003), que vendeu milhões de unidades. Isto mostra que o Polo se adaptou a pessoas que cresceram, mas também que ele utiliza seu espaço fechado de forma ainda mais eficiente. Com 4.053 mm de comprimento, o novo Polo europeu é pouco menor que o Golf de quarta geração, mas o supera na distância entre eixos (53 mm maior) e no espaço para o motorista, passageiros e bagagem (21 litros maior).
Design segue o estilo de nossos tempos
Carisma cristalino. Os efeitos positivos da plataforma modular transversal (MQB) nas proporções do carro e em seu design são muito significativos. Klaus Bischoff, Chefe de Design de marca Volkswagen, explica: "As proporções muito melhores criam a moldura para uma aparência mais adulta e confiante do Polo de sexta geração – carismático, evoluído, contemporâneo e amigável. Temos investido sistematicamente nesse realinhamento de dimensões para criar um carro compacto definitivo. Objetivos do projeto, segundo Bischoff: todos os modelos do Polo devem ficar mais esportivos, jovens, mais masculinos e mais carismáticos. Contemplando o novo Polo, o Chefe de Design sintetiza: "Este Volkswagen pode tornar-se imediatamente o modelo original de sua classe, mas também de uma geração completamente nova. Um Polo com um design expressivo que torna o compacto – agora só com quatro portas – mais esportivo, mais limpo e único dentro da gama da marca. Este é um carro que se adequa perfeitamente aos nossos tempos – visual e tecnologicamente."
Personalização quase ilimitada
Cinco versões de equipamento e três pacotes. O Polo está sendo lançado nas três conhecidas linhas de equipamento Trendline, Comfortline e Highline e na edição especial 'Beats' com um equipamento configurado para o som contemporâneo. Outra versão que chega já na largada do novo carro: o Polo GTI. Vários pacotes também são oferecidos, como o R-Line, Black e Style. Todos eles têm muito a oferecer. O R-Line, por exemplo, torna o Polo ainda mais dinâmico com itens como rodas de 16 polegadas ('Sebring'), um grande para-choques dianteiro esportivo e, na traseira, um difusor com friso cromado e um defletor no teto. O Polo com pacote R-Line também traz faixas pretas envolventes na soleira que pressionam visualmente o carro contra a estrada. O pacote R-Line também enriquece o interior completamente, adicionando dinamismo por um preço adicional reduzido.
Trendline. Mesmo a versão básica do novo Polo, a Trendline, é bem equipada e traz itens de série como luzes de condução diurna em LEDs com função coming-home e leaving-home, limitador de velocidade e sistema Front Assist de monitoramento de área com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres. Esse equipamento confirma que a segurança não permite nenhuma concessão. No Polo Trendline, a força do motor é transferida para o solo por rodas de 14 polegadas.
O preço básico do Polo Trendline na Alemanha é 12.975 euros. Isto representa uma significativa vantagem em comparação com o modelo anterior levando em conta os equipamentos que eram opcionais e agora estão incluídos de série, como as portas traseiras e o sistema de monitoramento de área.
Comfortline. No Polo Comfortline são agregados detalhes como o sistema de infotainment Composition Colour, ar-condicionado (Climatic), sistema Driver Alert, apoio de braço central, bancos em veludo, vidros elétricos dianteiros e traseiros elétricos com controle one-touch e volante multifuncional. Também de série: rodas de 15 polegadas.
Highline. Os clientes que escolherem o Highline também recebem o Park Distance Control (PDC – controle de distância de estacionamento), luz de fundo branca em LED (portas dianteiras e painel de instrumentos), volante multifuncional combinando com alavanca de câmbio e de freio revestidas em couro ('small leather package') e rodas de liga com 15 polegadas ('Salou').
Beats. Foi criada uma nova edição do bem-sucedido Polo Beats, que tem como alvo o grupo de clientes mais jovens. Ela traz um sistema de som de 300 watts da legendária produtora americana de fones de ouvido Beats (Dr. Dre), assim como muitos outros equipamentos. Os itens externos incluem rodas de liga de 16 polegadas, carenagens dos espelhos pintadas de preto, adesivos decorativos no capô e teto e logotipo 'Beats' nas colunas B. Por dentro, o 'Beats' foi personalizado com itens como o painel pintado de 'Vermelho Veludo', bancos esportivos com forração especial e logo 'Beats', o 'small leather package' (volante e alavancas de câmbio e freio) e o acabamento especial nos painéis das soleiras. O sistema de som especial pode ser encomendado como opção também nos outros modelos.
GTI. Completando a gama de modelos, no topo, está o novo Polo GTI. Esta versão esportiva agora é movimentada por um motor TSI 2,0 litros com potência de 147 kW / 200 cv (no modelo anterior, TSI 1.8 com 141 kW / 192 cv). Combinando com a alta potência do motor estão o chassi esportivo de série e o chassi opcional Sport Select. Na dianteira, o Polo mais potente se destaca através de itens como um para-choques especialmente desenvolvido com uma aba defletora e faróis de neblina integrados de série. As típicas identificações dos GTI na dianteira incluem a faixa vermelha na grade do radiador, telas de ventilação tipo colmeia e, é claro, o logotipo GTI. Um item exclusivo presente neste GTI: faróis em LED opcionais com um aleta vermelha – estilisticamente, eles são extensões da faixa vermelha da grade do radiador. Na traseira, o Polo GTI ostenta um grande defletor de teto em preto com alto brilho (na parte de baixo, preto fosco), difusor no para-choque, saídas de escapamento duplas GTI (no lado esquerdo), lanternas traseiras em LED e, mais uma vez, o logo GTI. Nas laterais, as características do GTI incluem rodas de série de liga com 17 polegadas (opcionalmente com 18 polegadas), extensões nas saias laterais e pinças de freios pintadas de vermelho. No interior, o Polo com 200 cv também traz características típicas dos GTIs. Elas incluem bancos esportivos especiais com o legendário padrão xadrez 'Clark', volante multifuncional em couro com costuras vermelhas, forro do teto e colunas em preto e empunhadura do câmbio GTI. Também está incluída como standard a iluminação ambiente.
14 cores externas. Tudo fica mais colorido e personalizado no novo Polo com uma grande gama de novas cores (um total de 14 opções) e doze rodas (de 14 a 18 polegadas, algumas pintadas em cores contrastantes), painéis com 17 diferentes configurações, duas versões de acabamento interno e onze diferentes forrações para os bancos.
Itens de conforto e conveniência da categoria do Golf. O Polo pode ser ainda mais personalizado e refinado para satisfazer orçamentos e gostos individuais. Há novas opções de equipamentos como os faróis full-LED de alta intensidade, luzes de condução diurna em LED, lanternas traseiras em LED, sistema de ar-condicionado 'Air Care Climatronic' com sensor de qualidade do ar e filtro alergênico, carregador sem fios para smartfones (conexão indutiva com a antena opcional) e um dos maiores tetos solares panorâmicos da categoria (10 mm mais largo e 20 mm mais longo que anteriormente). Outra opção disponível: o equipamento Sport Select com amortecedores ativos. O novo Polo pode ser personalizado para criar um carro quase único através da escolha entre diferentes linhas de acabamento, cores, interiores, rodas e equipamentos opcionais. Essas opções também podem ser combinadas com um amplo espectro de motores altamente eficientes.
Polo europeu estreia com um novo motor turbo a gás natural
Lançamento no mercado em 2017. O novo Polo chegará ao mercado na maioria dos países europeus em 2017, e será lançado sucessivamente com nove motores Euro-6. Gama de potências no lançamento: 48 kW / 65 cv a 110 kW / 150 cv. Pela primeira vez, o Polo é oferecido com uma opção de motor a gás natural: o novo 1.0 TGI com potência de 66 kW / 90 cv. Quatro motores a gasolina e dois a diesel também estão disponíveis. Os motores a gasolina vão do 1.0 MPI com 65 cv ao novíssimo 1.5 TSI EVO com desativação de cilindros (ACT) e 150 cv. O Polo está sendo lançado com duas opções a diesel (TDI) com 59 kW / 80 cv e 70 kW / 95 cv. Todos esses modelos são equipados com sistema start-stop e modo de frenagem regenerativo. Todos os motores a partir de 70 kW de potência podem ser combinados com câmbio de dupla embreagem (DSG). O GTI arremata a linha da família Polo como destaque. Como foi dito anteriormente, o motor TSI do Polo GTI desenvolve 147 kW / 200 cv.
Sistemas de assistência do Golf e Passat no Polo europeu
A alta tecnologia finalmente é democratizada. Com a produção do novo Polo, a Volkswagen põe para rodar um dos mais avançados carros compactos do mundo. Isto se reflete em itens avançados como o conjunto de novos sistemas de assistência e conveniência – anteriormente exclusivos da categoria do Golf ou mesmo do Passat. Como já comentado, a versão básica do novo Polo está sendo lançada com o sistema de monitoramento de área Front Assist incluindo Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres de série. Uma opção disponível novamente para o Polo é o Adaptive Cruise Control (ACC – piloto automático adaptativo) que agora pode ser usado em velocidades até 210 km/h. Em combinação com o câmbio de dupla embreagem (DSG), o ACC também dispõe da função Stop & Go (pela primeira vez disponível com freio de estacionamento manual). As novas opções do Polo incluem o sistema de troca de faixas com Detector de Ponto Cego e Alerta de Tráfego Traseiro, o sistema Park Assist de estacionamento semiautomático e uma 'função de manobra'. Esta última protege automaticamente contra pequenos, mas frequentemente caros pequenos amassados. O sistema de travamento e partida do motor opcional Keyless Access, que também é novo, pode ser usado para abrir e dar partida no Polo.
Novo interior em harmonia com o mundo digital
Lançamento mundial de um novo Active Info Display. Os designers de interior e HMI (interface homem-máquina) criaram um layout interno novo e limpo para posicionar os mostradores e controles digitais e conectados num eixo visual contínuo tão alto quanto possível e, por isso, otimamente visíveis para o motorista. O Polo será lançado como primeiro modelo da marca Volkswagen e do Grupo Volkswagen a oferecer esta nova geração do Active Info Display. A funcionalidade dos instrumentos digitais chega a um novo pico: assim como os grafismos, tudo está mais claro e fácil de usar. Pela primeira vez, por exemplo, um único botão no volante multifuncional é usado para selecionar os menus básicos de visualização. Ao mesmo tempo, o Polo recebe a última geração de sistemas de infodiversão com telas variando entre 6,5 e 8,0 polegadas – dispositivos envidraçados tão sofisticados como os smartfones mais avançados O interior limpo e de alta tecnologia é reforçado pela retroiluminação (equipamento de série nos Polos Highline e GTI) assim como cobertura do painel e frisos decorativos numa ampla variedade de cores.
Lançamento: plataforma 'We by Volkswagen' A Volkswagen também está forjando novos caminhos na área da conectividade. Os aplicativos 'App Connect' Car-Net (com MirrorLink, Android Auto e Apple CarPlay) e 'Guide & Inform' não são os únicos disponíveis no Polo. Agora também há a nova 'We by Volkswagen', uma plataforma digital da Volkswagen para usuários para todos os motoristas. A 'We by Volkswagen' vai abrir outro nível online de mobilidade. Um exemplo é o 'WePark', um sistema de pagamento de estacionamentos baseado no aplicativo. Em Berlim, capital da Alemanha, esse recurso já será uma realidade quando ocorrer a apresentação mundial do Polo. Outras grandes cidades alemãs, como Hamburgo e Colônia seguirão o exemplo de Berlim e lançar o 'WePark'.