Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

A importância do título de Capital Nacional do Montanhismo para Teresópolis

Abertura da temporada atrai grande número de turistas e visitantes para o nosso município

Henrique Silva *
@teresopolisconvention

Quando o outono chega, trazendo um clima mais ameno de dias ensolarados de noites frias, quando a constelação em destaque nos céus de noites estreladas é o Escorpião, é hora de separarmos anoraks, botas e bastões de caminhadas, mochilas, sacos de dormir, headlamps, fazer uma vistoria nas costuras, cordas e mosquetões. Planejar e partir para as montanhas.
Teresópolis circundada por três unidades de conservação, com uma diversidade imensa de montanhas e vias, se torna um verdadeiro “play ground” para montanhistas do mundo inteiro, com uma das mais clássica travessias pela Serra dos Órgãos e a clássica escalada do Dedo de Deus, a desafiadora grande leste no Pico maior, a enigmática Caixa de Fósforo e muitas outras montanhas e vias com diferentes cumes de cenários deslumbrantes.

Pedra da Cruz, na Serra dos Órgãos

A abertura da temporada
A “Abertura de Temporada de Montanhismo” estabelece uma determinada época no ano propícia ao esporte, uma longa estação com pouca probabilidade de chuvas, que se inicia em meados de abril, se estendendo até meados de outubro. Todo ano temos os eventos oficiais de aberturas: RIO NAS ALTURAS – Dias 25 e 26 de maio acontecerá a 36ª edição do Rio nas Montanhas. Seguindo a tradição, o evento acontecerá na Praça General Tibúrcio, na Urca, Rio de Janeiro, onde milhares de montanhistas se encontram em uma grande confraternização onde o assunto é montanha, trilhas e escaladas. As montanhas do entorno ficam repletas de escaladores e a praça colorida com muros de escalada, lojas de material de montanha, fotos, cervejas artesanais (muitas feitas nas montanhas) e diversos stands de clubes de montanhismo como CEB, Light, Carioca, o Petropolitano, e o nosso CET – Centro Excursionista Teresopolitano. O tradicional evento é organizado pela federação dos Esportes de Montanha do Rio de Janeiro – FEMERJ.

Nossa Pedra da Tartaruga, símbolo do PNMMT

PARNASO – O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tradicionalmente organiza um evento de Abertura de Temporada de Montanhismo logo após o evento da Urca, geralmente em um final de semana com muitos montanhistas que descem dos cumes se reunindo ao entorno da piscina onde o assunto é montanha, regado a cerveja artesanal, material de montanha, com stands de clubes e unidades de conservação, artesanato, palestras, tudo isto envolto em muita amizade e alegria.

Nascer do Sol nas montanhas em Teresópolis

PRAÇA NILO PEÇANHA – A secretaria municipal de Turismo, já na terceira edição, abraça a Abertura de Temporada de Montanhismo, trazendo a família teresopolitana e os turistas que estiverem de passagem pela cidade “Capital Nacional do Montanhismo” a participarem do evento com Food Trucks, Slak Line, stands das Unidades de Conservação, Toca da Ciência com alguns animais e muitas brincadeiras, onde o assunto também é montanhas, afinal a cidade se desenvolveu entre vales e riachos que escorrem das montanhas.

Conquistadores do Dedo de Deus, em 08 de abril de 1912

PARQUE MUNICIPAL – Muito antes de se tornar um parque municipal, montanhistas de todo o Brasil já frequentavam a Pedra da Tartaruga, lugar que sempre serviu de campo escola de escaladas pelo extinto grupo do CESO – Centro Excursionista Serra dos Órgãos e nos anos mais recentes pelo CET. Este ano, o parque vai promover um evento de Abertura de Temporada de Montanhismo, promovendo diversas atividades de montanha como a observação de aves e uma corrida que acontecerá dentro da temporada, a Corrida do Aurita, uma ação para arrecadar verbas para salvar uma espécie de macaco em extinção, o Callithrix Aurita.

*Diretor de Turismo do Teresópolis Convention & Visitors Bureau

Nossa Pedra da Tartaruga, símbolo do PNMMT


Edição 21/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Seleção Sub-20 em Teresópolis no próximo dia 03

Selo “Amigo Pet” para bares e restaurantes é criado

Zerada a tarifa de importação para garantir abastecimento de arroz

PM apreende 11 motos em situação irregular no trânsito

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE