Celebrando 10 anos, o Bloco Deu Branco abriu as comemorações do Carnaval em Teresópolis com um animado desfile neste domingo (23), pelas ruas do Alto. A animação teve início na concentração, na Praça Nilo Peçanha, e seguiu pela Avenida Oliveira Botelho até a dispersão, na Rua Gonçalo de Castro. Sempre com o auxílio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar durante todo o trajeto. “Começamos a grande maratona do Carnaval da Gente com esse animado esquenta do Bloco Deu Branco, que celebra 10 anos na avenida”, destacou a secretária Municipal de Turismo, Nina Benedito, acompanhada dos subsecretários Rafael Canto e Adilson Júnior, e equipe.
Os foliões desfilaram ao som de samba, marchinhas e axé, na cadência da Bateria Show do Quilombo da Serra, sob o comando dos mestres Bimbinho e Claudinho, e com os sucessos puxados por Marquinho Barbosa, Ralf Loures, Sandra Saan e Wilgner. Abrindo o desfile, a porta-bandeira Camila Pimentel. “É o Deu Branco abrindo os festejos do Carnaval de Teresópolis, dessa vez com o super apoio da Prefeitura. É só felicidade! Muito axé, muita alegria e o branco da paz”, vibrou o presidente do bloco, Marcelo Ferreira.
O clima familiar e a alegria marcaram o desfile. “Bacana sentir a descontração do pessoal pra iniciar bem o Carnaval”, comentou o músico Marquinho Barbosa, convidado para puxar o samba ‘Deu Branco 10 anos’. “Muito legal as pessoas reunidas nessa abertura extra oficial da folia”, disse o subsecretário municipal de Cultura, Arnaldo Almeida. “Adoro o Carnaval de Teresópolis, que reúne famílias, é tranquilo e seguro. Sempre prestigio os blocos da cidade”, opinou a advogada Patrícia Falcão.

História do bloco
Criado em 2015, o Deu Branco é a iniciativa pública do Centro Espírita de Umbanda Xangô Caô do Oriente (Ceuxco) de combate e resistência à intolerância religiosa. “As pessoas precisam entender que o Carnaval é uma festa pra gente se divertir e nós, do Deu Branco, temos essa tradição. Venham sempre pro Carnaval com o coração cheio de amor, de paz, de harmonia e muita alegria. Essa é a receita pra gente ter um Carnaval cada vez melhor em Teresópolis”, concluiu Delmo Ferreira, presidente de honra do Bloco.