Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Montanhas de Teresópolis celebra a chegada da Primavera

Sede Santa Rita se consolida como ponto turístico do Segundo Distrito

Neste último final de semana, para saudar a chegada da Primavera, o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis promoveu uma ação comemorativa especial na Sede Santa Rita da unidade de conservação ambiental. Com atividades de educação ambiental, exposição de fotografias, música e feira de produtos artesanais e orgânicos em um ambiente acolhedor, a chegada da nova estação no Parque proporcionou um encontro interativo entre famílias, amigos e a natureza, além de trabalhar a convivência e sensibilização para o cuidado com o meio ambiente. “O evento teve como objetivo levar informações sobre educação e sustentabilidade à sociedade, para que tenhamos um ambiente cada vez mais presente em nossas ações diárias, respeitado e cuidado por todos. E dessa maneira, a partir da nossa reflexão, nós possamos melhorar a prática, a fim de contribuir e promover a sensibilização e conservação desse bem tão valioso que é o nosso Meio Ambiente”, explicou o Coordenador da Sala Verde Que Te Quero Verdade, Raimundo Lopes.


Duramente afetada na Tragédia de 12 de Janeiro de 2011, a localidade de Santa Rita, no Segundo Distrito de Teresópolis, está se reerguendo graças aos segmentos de turismo ecológico e rural. Além da beleza natural desse cantinho do município, com a implantação de uma sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis onde por muitos anos funcionou a Fazenda Urso Branco, é cada vez maior o número de visitantes interessados em conhecer os atrativos oferecidos pela unidade de conservação ambiental gerenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Desde o ano passado, quem procura o espaço pode desfrutar de mais um, a Trilha Tangará. Um pouco mais exigente que a do Jacu, e menor do que a trilha da Pedra da Alpina, o trajeto de pouco mais de um quilômetro permite aos mais atentos admirar diferentes aves. Por isso, ela recebeu o nome do pássaro da família Pipridae, também conhecido como “Tangará dançarino” ou “Dançador”. Um borboletário é outro projeto em andamento no núcleo do interior da unidade de conservação ambiental, criada em 06 de julho de 2009 e que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga. Para chegar até o local, existem dois acessos. O principal, e mais fácil, é via BR-116. A referência é a localidade de Holliday, pouco depois do Fischer e antes do posto da PRF em Três Córregos. Saindo da rodovia federal, há placas indicando o caminho até Santa Rita.

“Banho de Floresta”
Nesta quarta-feira, 28 de setembro, acontece mais uma edição do “Quarta às 10”, ação semanal da Sala Verde Que Te Quero Verde, espaço virtual e físico criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente destinado à educação ambiental e para a ampliação do conhecimento sobre preservação do meio ambiente. Com o tema “Banho de Floresta: o espaço natural em benefício da saúde mental”, o encontro tem como objetivo mostrar que a prática do Banho de Floresta devido aos avanços tecnológicos, tornou-se uma peça fundamental para os cuidados preventivos com a saúde. Resultados de estudos mostram que esta prática melhora a qualidade do sono, do humor, da capacidade de foco e reduz os níveis de estresse, como também pode contribuir para problemas fisiológicos, como pressão alta, tensão muscular e resposta imunológica reduzida. O assunto será apresentado em palestra online, às 10h, pela pedagoga e especialista em Desenvolvimento Territorial, Gizelle Brown, com mediação do Gestor Ambiental Raimundo Lopes e da Bióloga Beatriz Tjader, ambos Secretaria de Meio Ambiente. A palestra poderá ser acompanhada por meio do Canal no Youtube da Sala Verde Que Te Quero Verde. Basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=94oPklV5oCU.

Edição 22/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Temporal mata cinco pessoas no estado do Rio

LADRÕES DE RESIDÊNCIAS: Troca de tiros e quadrilha presa na Barra do Imbuí

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Bolsonaro não responde à PF em depoimento sobre golpe de Estado

Governo do Estado atua nas cidades afetadas pelas chuvas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE