Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

127 anos comemorados com muitos eventos em Teresópolis

Chocolate, eventos religiosos e culturais... Muitas atrações até o fim do mês de julho

Durante todo o mês acontecerão diversos eventos pelos 127 anos de emancipação político administrativa de Teresópolis. No fim de semana passado, por exemplo, aconteceram os eventos Cultura de Raiz e Música na Matriz. Ainda dentro dessa área, a exposição coletiva “Imagens da Cidade”, pode ser visitada na Casa de Cultura, de 2 de julho até o dia 26 de agosto. A galeria também receberá no período de 4 de julho a 26 de agosto, ‘Marcos Pereira – Exposição Retrospectiva’, que reúne a produção do artista entre 2011 e 2018. Já a SOARTE – Sociedade dos Artistas de Teresópolis – realizará a sua mostra coletiva de 4 de julho a 5 de setembro, na Galeria Sami Mattar, no hall do 2º piso da Prefeitura. 
Carros importados e nacionais, modelos clássicos que marcaram época vão estar na “Exposição de Automóveis Antigos” nos dias 7 e 8 de julho, no Teresópolis Golf Clube, a partir das 8h (veja matéria na página 3). A edição especial do “Serveja”, um dos maiores eventos de cervejas artesanais e gastronomia de rua do estado será nos dias 13, 14 e 15 de julho. Na sexta, 13, a festa começa às 18h, e nos dias 14 e 15, às 12h, com instalação de telão, na Praça Olímpica, no domingo, 15, para que, se o Brasil estiver na disputa do título da Copa do Mundo. O evento tem o apoio da Prefeitura.
No domingo (8), serão realizados uma missa e um culto em comemoração aos 127 anos de Teresópolis. A missa será na Paróquia de Santo Antônio, às 11h, na Av. Oliveira Botelho 630, no Alto. O culto acontecerá na Igreja Batista Lagoinha, às 19h, na Av. Lúcio Meira, 833, na Várzea. 
Em sua 10ª edição, o Encontro de Busólogos de Teresópolis acontecerá no dia 14 de julho, a partir das 8h, com recepção dos participantes no Soberbo. Em 15 de julho haverá a Caminhada Turística, com saída às 9h da Feirinha do Alto em direção ao Soberbo, com aferição de pressão arterial e medição de glicose no final do trajeto.  A programação pelo aniversário da cidade termina com a ‘Festa do Chocolate de Teresópolis 2018’, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho, das 10h às 22h, na Casa de Portugal. A programação está sujeita a alterações.

Crochê Terê nas ruas
No último domingo, 1º de julho, o projeto Crochê Terê abriu as comemorações pelo 127º aniversário da cidade com a decoração de cerca de 60 árvores em torno de cinco quilômetros de extensão das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, no canteiro central da Reta, na Várzea. Iniciativa de Márcia Filgueiras, apoio da Prefeitura e adesão de CDL, Sincomércio, ACIAT, o trabalho começou em 2017 com o envolvimento do Grupo Divas, tem a participação do Grupo Costurando o Amanhã/Lar Tia Anastácia, CRAS Alto e mobiliza grande número de artesãos voluntários, da cidade e também do Rio de Janeiro. 
“Esse é um movimento internacional de arte urbana, chamado Yarn Bombing, que integra o crochê ao espaço público. Trouxe a ideia para Teresópolis, o projeto iniciou com o grupo de mulheres Divas e novos participantes foram aderindo. A decoração ficará nas árvores durante 30 dias, depois os trabalhos serão higienizados, reciclados, transformados em mantas e tapetes e doados”, explicou Márcia Filgueiras.
O CRAS Alto se mobilizou durante um mês para o Crochê Terê. “Fiquei feliz em receber o convite e mostrar o trabalho realizado pelo CRAS com os grupos de mulheres, que abraçaram a causa. Temos que participar e alegrar a cidade com esse trabalho coletivo”, comentou Adriana Marques, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadora do projeto Costurando o Amanhã/Lar Tia Anastácia, do Rosário, Saionara Schumacher reuniu um grupo de voluntárias e também adotou uma árvore. “Mulheres da comunidade se juntaram ao trabalho, que divulga a produção do nosso projeto de geração de renda”, assinalou.
As cariocas Dora Guilhon, Paula Santana e Clara Coutinho subiram a serra para participar do Crochê Terê. “Somos do Rio, costumamos vir aqui, soubemos da intervenção e aderimos. Somos um grupo que decorou quatro árvores. Foi uma união de amores ao projeto. Vai dar um colorido à cidade e tornar as pessoas mais humanas em relação ao lugar onde moram”, opinou Dora.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE