A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, promoveu, nesta terça-feira, 11, a 2ª edição do Projeto ‘Agro Kids Tour’. A iniciativa visa apresentar para as crianças e jovens das escolas municipais a importância da origem e cultivo de alimentos, com o intuito de estimular o sentimento de admiração pela comida e agricultores e apresentar pontos turísticos localizados no interior do município, visando mostrar a importância do turismo rural. O 2º Agro Kids Tour levou cerca de 60 alunos da Escola M. Amélia dos Santos Ramos, localizada em Campo Limpo, no 2º Distrito, para um tour alegre, divertido e inesquecível.
Depois de conhecer o Laboratório de Análise de Solos da Secretaria Municipal de Agricultura, para mostrar a importância de conhecer a fertilidade do solo e aumentar a produtividade no campo, as crianças seguiram o tour com um passeio até a Cachoeira dos Frades, um dos mais belos pontos turísticos naturais de Teresópolis. Em seguida, passaram pelo Sobrado José Francisco Lippi, em Venda Nova, onde puderam conhecer o lindo jardim sensorial que rodeia o espaço cultural, interagir com animais que ali vivem e conversar com a professora Regina Furtado Lippi. De lá, todos partiram para o Hotel Le Canton – Fazendinha e Parc Magique, onde a garotada se divertiu pra valer!
“Esse é o nosso segundo Agro kids Tour. As crianças já conheceram o nosso laboratório de análises do solo e também tiveram uma palestra com o nosso veterinário, na qual ele explicou sobre algumas zoonoses e a importância de ter o cadastro no SIM para os alimentos de origem animal”, comentou a engenheira agrônoma, Flavia Bartoly.
O Secretário de Agricultura, Tenente Jaime Medeiros, destacou que “quando se promove um relacionamento entre a criança, a comida e a produção de alimentos aumentam as chances de ensiná-las a estarem comprometidas aos cuidados com o meio ambiente e a saúde, desenvolvendo hábitos que vão servir para uma vida mais plena no futuro.” Tenente Jaime destacou ainda que “o projeto também visa estimular os jovens (filhos de agricultores) a permanecerem no campo, a terem interesse em continuar no meio rural, e dar sequências nas atividades agrícolas desenvolvidas pelos pais. Esse estímulo será dado com algumas vivências técnicas que ocorrerão durante o tour”.
O subsecretário de Turismo e guia de turismo, Henrique Silva, também participou do 2º Agro Kids Tour. “O turismo rural traz uma vivência de pessoas que moram na cidade e que voltaram a valorizar a comidinha da vovó, a fruta na mesa, a refeição feita no fogão à lenha, e estão buscando este tipo de experiência, que é uma vivência muito interessante, não só para quem vive na cidade, o próprio interior está redescobrindo a área rural!”, frisou Henrique Silva.