Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

30º BPM ensina técnicas de segurança para condomínios

Segunda edição de curso realizado pela PMERJ em Teresópolis teve grande participação

Marcello Medeiros

Com a presença de mais de 100 pessoas, o 30º Batalhão de Polícia Militar realizou, na última terça-feira (13), a segunda edição do Curso de Segurança Condominial; encontro realizado na sede da OAB Teresópolis, no bairro da Várzea. O evento contou com a participação do coronel Peixoto, comandante do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA), e teve como instrutor o major Zelenka, chefe da Seção de Planejamento e Instrução do 30º BPM.
Voltado a síndicos, porteiros, administradores e profissionais que atuam na gestão condominial, o curso abordou rotinas de segurança, prevenção a crimes e atualização de procedimentos diante de novas ameaças, incluindo delitos de natureza cibernética. A iniciativa integra uma série de módulos reformulados pela unidade policial com foco na capacitação preventiva.

De acordo com a Polícia Militar, a proposta do curso é reforçar a cultura da prevenção. Foto: Divulgação 30º BPM

Em entrevista, o comandante do 30º BPM, tenente-coronel Christoph, destacou a importância da formação contínua dos profissionais que atuam nos condomínios. Segundo ele, apesar de não haver registros de crimes desse tipo em Teresópolis, a orientação e o preparo são fundamentais. “O lar é o nosso abrigo e porto seguro. Precisamos manter síndicos, porteiros, faxineiros e todos que integram a estrutura condominial atualizados sobre como agir diante de possíveis ocorrências”, afirmou.

Novos tipos de crime
Entre os temas tratados, o comandante ressaltou a atenção às novas modalidades de crimes, impulsionadas pela expansão tecnológica e pela digitalização das relações. Um dos exemplos citados foram golpes envolvendo entregas e encomendas, em que criminosos utilizam links ou contatos falsos para obter dados pessoais das vítimas. “Esse tipo de abordagem pode resultar na clonagem de celulares e no acesso indevido a informações privadas”, explicou.

O evento contou com a participação do coronel Peixoto, comandante do 7º CPA, e teve como instrutor o major Zelenka, chefe da Seção de Planejamento e Instrução do 30º BPM. Foto: Divulgação 30º BPM

A importância da prevenção
De acordo com a Polícia Militar, a proposta do curso é reforçar a cultura da prevenção. “Nosso trabalho é essencialmente preventivo. É positivo que não haja ocorrências em condomínios no município, e queremos que isso continue assim. Por isso, capacitamos todos os envolvidos para que tenham um olhar atento e saibam como agir”, concluiu Christoph.

Teresópolis 16/04/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriadão: 270 mil veículos devem passar pela Serra da Rio-Teresópolis

INEPAC vai restaurar o Mirante da Granja Guarani

Copa do Mundo Feminina: Teresópolis será base da Seleção Brasileira

Paróquia de Nhunguaçu, em Venda Nova, celebra 165 anos

PMT inicia migração de sistema eletrônico e serviços ficam temporariamente indisponíveis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE