Luiz Bandeira
Em consequência da megaoperação das forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro, deflagrada nesta semana em grandes comunidades da capital para conter o avanço da facção criminosa Comando Vermelho, o policiamento foi reforçado em todo o território fluminense. Em Teresópolis, o 30º Batalhão de Polícia Militar colocou em prática uma série de medidas preventivas para garantir a tranquilidade da população.
De acordo com o coronel Christopher Carvalho, comandante do 30º BPM, as ações seguem determinação do secretário de Polícia Militar, coronel Menezes, que deflagrou a chamada Operação Prontidão, mobilizando todo o efetivo da corporação no estado, “Toda a Polícia Militar está de prontidão no Estado do Rio de Janeiro. Aqui em Teresópolis, seguindo essa orientação, implantamos um policiamento diferenciado, com doze viaturas e trinta policiais a mais nas ruas. São agentes que foram remanejados de funções administrativas para reforçar a segurança da população”, destacou o coronel.

Segundo ele, o reforço tem como um dos focos, comunidades que sofrem influência de facções criminosas além de pontos sensíveis da cidade, como as saídas das escolas. “Queremos demonstrar tranquilidade aos pais e aos moradores de que tudo está funcionando normalmente. As vias seguem patrulhadas, monitoradas, e as entradas e saídas da cidade estão sendo fiscalizadas. As operações e abordagens foram intensificadas para manter o clima de paz social que caracteriza Teresópolis”, afirmou.
Criminosos podem se refugir aqui?
Questionado sobre a possibilidade de criminosos fugindo da operação na capital tentarem se refugiar na Região Serrana, o comandante descartou, até o momento, qualquer indício nesse sentido. “Nossas inteligências — da PM, da Polícia Civil e da PRF — trabalham de forma integrada e ágil. Não há nenhuma informação de deslocamento de criminosos para o município. Mesmo assim, as barreiras e patrulhamentos permanecem reforçados para evitar qualquer tentativa”, explicou.
O coronel Christopher ressaltou ainda que a rotina nas comunidades de Teresópolis segue dentro da normalidade. “O clima é de tranquilidade. Estive pessoalmente em quinze comunidades até a meia-noite de ontem. Conversei com moradores, comerciantes e famílias. O comércio está aberto, os ônibus circulando, as escolas funcionando normalmente. Esse é o maior sinal de que a vida social da cidade continua em plena normalidade”, concluiu o comandante.
Com o reforço nas ruas, a Polícia Militar garante que Teresópolis segue segura e em estado de vigilância permanente, mantendo o padrão de tranquilidade que a cidade vem experimentando nos últimos meses.

Transporte para o Rio de Janeiro
Em relação ao transporte, a Viação Teresópolis – que opera linhas com destino à capital, garante que não houve alteração nas operações. Todas as linhas e horários foram mantidos. Apenas ontem, em função da operação policial, algumas linhas tiveram quer alterar o trajeto por conta do caos no trânsito.









