Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

30º BPM participa de campanha de combate à violência contra pessoas trans

Evento realizado no UNIFESO mostrou dados alarmantes sobre o crime, além de preocupação com a empregabilidade

Nesta segunda-feira (24), o 30º Batalhão da Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, promoveu um evento no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), em parceria com a ativista Giovanna Venture, reunindo autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir a empregabilidade da população LGBTQIAP+ e expor dados preocupantes sobre os assassinatos de pessoas transexuais e travestis no Brasil. Participaram do encontro juízes, vereadores, secretários municipais, advogados e outras autoridades do poder público, reforçando o compromisso institucional com a promoção de políticas inclusivas e de proteção para essa comunidade.
“Uma parceria fundamental do evento foi com o SEBRAE, que apresentou iniciativas voltadas à capacitação e ao empreendedorismo para a população LGBTQIAP+, visando ampliar oportunidades no mercado de trabalho e fortalecer a autonomia financeira dessas pessoas. A discussão reforçou a urgência de políticas públicas efetivas para combater a violência e a discriminação, além de destacar a necessidade de iniciativas que promovam a inclusão da comunidade LGBTQIAP+ no mundo do trabalho”, informa o 30º BPM. O evento foi considerado um marco na luta por direitos em Teresópolis e reafirmou a importância da união entre diferentes setores da sociedade na construção de um futuro mais seguro e igualitário para todos.

O evento foi realizado pelo 30º Batalhão da Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a ativista Giovanna Venture. Foto: Divulgação 30º BPM

Homenagem
Na última semana teresopolitana Giovanna Venture foi homenageada pela INI Fiocruz (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas) e pelo Fonatrans durante o evento de lançamento das pesquisas Travestilidades Negras. Além de mediar a pesquisa no auditório da INI Fiocruz, Giovanna recebeu a honraria ao lado de grandes personalidades, como a vereadora Monica Benício, ex-esposa de Marielle Franco, e as deputadas Jandira Feghali e Dani Balbi. O convite veio da ativista, coordenadora da Fonatrans RJ e pesquisadora Clínica da INI Fiocruz, Thaylla Varggas, e pela Matriarca do movimento político organizado de pessoas travestir e trans brasileiras, Jovanna Baby, fundadora do Fonatrans.
Giovanna fez história na política local ao se tornar a primeira travesti suplente de vereador de Teresópolis nas eleições de 2024. Sua trajetória é marcada por desafios e superações: expulsa de casa, viveu em situação de rua e chegou a se alimentar de restos de comida. Encontrou forças para estudar e reconstruir sua vida, tornando-se uma referência na luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+ na cidade e no estado. Em novembro, Giovanna Venture foi reconhecida pelo Google em um evento como uma das 30 personalidades ativistas LGBTQI+ do Rio de Janeiro.

Participaram do encontro juízes, vereadores, secretários municipais, advogados e outras autoridades do poder público, reforçando o compromisso institucional com a promoção de políticas inclusivas e de proteção para essa comunidade. Foto: Divulgação 30º BPM
Encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir a empregabilidade da população LGBTQIAP+ e expor dados preocupantes sobre os assassinatos de pessoas transexuais e travestis no Brasil. Foto: Divulgação 30º BPM
Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ChocoSerra 2025 transforma o Espaço Higino em palco de chocolate, cultura e história

Parque Montanhas, um convite para iniciar no montanhismo

Saiba como participar da Feira da Serra em Teresópolis

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Inverno ‘de verdade’ faz sucesso na Região Serrana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE