Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

4ª Mostra Humberto Mauro de Cinema até sexta-feira em Teresópolis

Com entrada franca, evento celebra a sétima arte com exibição de mais de 20 filmes nacionais, incluindo produções locais

De segunda-feira (26) até domingo (1º), Teresópolis segue como “capital nacional do cinema”. Nesse período, o município recebe a “4ª Mostra Humberto Mauro – o pai do cinema brasileiro”, evento que exibe diariamente mais de 20 filmes nacionais, incluindo longas e curtas-metragens de ficção e documentários, no Cine Show Teresópolis, no Teresópolis Shopping. Todas as sessões são gratuitas, oferecendo uma oportunidade única de o público da cidade e região conhecer e celebrar a rica diversidade do cinema nacional.
Para o produtor do evento, André Di Mauro, o festival resgata o talento natural de Teresópolis para sediar eventos culturais marcantes, afinal Teresópolis é o berço do Festival de Cinema Brasileiro, que foi transferido para Gramado e tornou-se o renomado Festival de Cinema de Gramado: “As expectativas são as melhores possíveis, pois Teresópolis é um lugar extraordinário para uma celebração tão importante do cinema brasileiro. Com a Mostra Humberto Mauro, queremos trazer de volta esse ambiente cultural vibrante da sétima arte, pelo qual a cidade já foi famosa internacionalmente”, comentou André Di Mauro.

Produtor André Di Mauro durante as filmagens do filme sobre Humberto Mauro, que abre o festival. Foto: Divulgação

Produções e produtores locais
Dos mais de 100 inscritos, a produção da mostra teve o cuidado de selecionar filmes que revelassem a diversidade do cinema brasileiro, trazendo também títulos de atores e diretores aclamados, como é o caso de “Além de Nós”, de Rogério Rodrigues, estrelado pelos atores Thiago Lacerda e Miguel Coelho. Outro destaque é “O Cordel do Amor Sem Fim”, com Helena Ranaldi no elenco e produção e direção de Daniel Alvin, parceiro da atriz. De Teresópolis, serão exibidos os curtas “As Sombras da Cidade” e “A Difícil Arte de Se Despedir”, e “Saideira – A Última Festa de Rubinho no Higino”, documentário de Léo Bittencourt. Além da mostra competitiva, a programação terá sessões especiais com filmes raros de Humberto Mauro, como “Descobrimento do Brasil” e “A Velha a Fiar”. Também haverá palestras e uma oficina comunitária para adolescentes das escolas da região, onde será produzido um curta-metragem durante a semana do evento.

Troféu Cinelux é novidade da edição
A “4ª Mostra Humberto Mauro – o pai do cinema brasileiro” se destaca pela homenagem que será oferecida aos melhores filmes e profissionais que se destacaram na Mostra Competitiva, uma inovação do evento que foi possível graças ao Edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O Troféu Cinelux será entregue durante a cerimônia de encerramento do evento, que acontece no sábado (31), no tradicional Teatro Higino, às 20h. “A cerimônia no tradicional Teatro Higino, que já foi palco de tantos festivais, promete ser uma noite de reconhecimento e emoção, celebrando o talento e a criatividade que mantêm vivo o legado de Humberto Mauro. Esta é a oportunidade de reconhecer o esforço e a paixão que moldam o futuro do nosso cinema”, finaliza André Di Mauro.

Mais sobre a mostra
A “4ª Mostra Humberto Mauro – o pai do cinema brasileiro” é uma homenagem ao cineasta mineiro, nascido em Volta Grande, cuja trajetória passou por Cataguases e Rio de Janeiro a partir dos anos 1920. Humberto Mauro é responsável por uma filmografia de mais de 300 documentários, autênticos e de qualidade, que influenciaram diversas gerações de cineastas. Uma produção da Di Mauro Filmes, o evento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, e do Ministério da Cultura do Governo Federal. O evento tem o apoio institucional do Cine Show Teresópolis, do Teresópolis Shopping, do Hotel Le Canton, do Centro Técnico Audiovisual e do Espaço Cultural Higino.

“Saideira, a última festa de Rubinho no Higino” (curta), de Léo Bitencourt, será exibido no dia 28, às 17h. Foto: Divulgação

SERVIÇO
“4ª Mostra Humberto Mauro – o pai do cinema brasileiro”
Data: De 26 de agosto a 1º de setembro de 2024
Local: Cine Show Teresópolis – Teresópolis Shopping
Programação completa: http://mostrahumbertomauro.com.

PROGRAMAÇÃO

DIA 28 – QUARTA-FEIRA
16h – “Meus Oito Anos” (curta), de Humberto Mauro
16h10 – Palestra “Humberto Mauro, Pai do Cinema Brasileiro”, com o cineasta André Di Mauro
17h – “Saideira, a última festa de Rubinho no Higino” (curta), de Léo Bitencourt
17h20 – “Vonnie, o ícone esquecido da moda irlandesa” (curta), de Renata Lima
18h – “Graves e Agudos” (curta), de Walter Fernandes Jr
18h20 – “Dependências” (curta), de Luisa Arraes
19h – “A difícil arte de se despedir” (curta), de Rafael Reis, com Bruna Ferguês, Silvana Prado e Ella Viana
20h – “Travessia” (curta), de Gabriel Lima, com Caio Blat e Juliane Araújo; “Correnteza” (curta), de Diego Muller e Pablo Muller, com Serio Guizé e Nicolas Vargas; “Além de Nós”, de Rogério Rodrigues, com Thiago Lacerda e Miguel Coelho.

DIA 29 – QUINTA-FEIRA
16h – “A Velha do Fiar” (curta), de Humberto Mauro, com Jonathan Marques, Shophia Wolbert e Paulo Gallo
18h – “Quando a coisa vira outra”, de Márcio Andrade, Com Vladimir Carvalho e Walter Carvalho
19h50 – “A lenda dos Cavaleiros da Água” (curta), de Helen Quintas; “Era uma noite de São João (curta), de Bruna Velden; “O Cordel do amor sem fim”, de Daniel Alvim, com Helena Ranaldi e Márcia de Oliveira.

DIA 30 – SEXTA-FEIRA
16h – Palestra: “A força das mulheres no cinema brasileiro”, com a cineasta Carolina Paiva
16h50 – “Lusófonas”, de Carolina Paiva
18h20 – “Kunhã Kraí e as Narrativas da Terra”, de Paola Mallmann
20h20 – “Sombras da cidade” (curta), de Sanderson Costa e Wellington Teixeira, com Rodrigo Martins e Ana Fiani; “Atena”, de Caco Souza, com Mel Lisboa, Thiago Fragoso e Lui Mendes.

DIA 31 – SÁBADO
20h – Cerimônia de Premiação, Espaço Cultural Higino.

DIA 1º – DOMINGO
16h – Encerramento, no Espaço Cultural Higino – Salão Marajoara

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Menor infrator é apreendido com drogas em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE