Durante patrulhamento ambiental de rotina na região, a equipe da 5ª UPAm (Unidade de Polícia Ambiental) Três Picos, recebeu uma denúncia sobre a manutenção irregular de animais silvestres em cativeiro em uma residência no município de Nova Friburgo. No local, foram encontrados um tucano, uma arara-canindé e três micos-sagui, mantidos sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.

“Os animais foram resgatados e encaminhados ao CETAS, onde receberão os cuidados adequados até poderem retornar à natureza. É importante lembrar que manter animais silvestres em cativeiro sem licença é crime ambiental, previsto no Art. 29 da Lei 9.605/98, com pena de detenção e multa. Esses animais pertencem à fauna brasileira e têm papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, além de correrem risco de adoecer e sofrer maus-tratos quando retirados de seu habitat natural. Denuncie casos de tráfico ou cativeiro irregular de animais silvestres. A preservação da nossa biodiversidade depende de todos nós!”, pontuou a 5ª UPAm em suas redes sociais. A unidade atua nos municípios da Região Serrana.

Como denunciar
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).
 
				 
															 
								
 
															




 
								

 
															

