Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MPRJ inicia escaneamento em unidade do Degase de Nova Friburgo

São utilizados equipamentos de última geração, com os quais é possível criar modelos tridimensionais dos ambientes

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância e Juventude/MPRJ), da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Nova Friburgo e da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (DEDIT/CSI-MPRJ), deu continuidade, nesta quinta-feira (21/03), ao trabalho de mapeamento das unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). Os representantes da instituição estiveram na unidade de Nova Friburgo, que atende a toda a região serrana.

No trabalho de escaneamento, iniciado pela Força-Tarefa criada para a Fiscalização de Unidades de Internação do Degase (FT Degase/MPRJ), são utilizados equipamentos de última geração, com os quais é possível criar modelos tridimensionais dos ambientes, além de um mapeamento fotográfico completo, de todos os espaços de cada unidade socioeducativa. A tecnologia permite, por exemplo, detectar pontos cegos no sistema de monitoramento por câmeras, contribuindo para prevenir e auxiliar na apuração de casos de violência institucional eventualmente noticiadas.

“O trabalho desenvolvido trará mais qualidade para a atuação dos promotores de Justiça com atribuição para fiscalização das unidades, além de ser uma ferramenta potente para a melhoria da socioedução do Estado do Rio de Janeiro”, destacou a subcoordenadora do CAO Infância e Juventude/MPRJ, Fernanda Camara, que participou da visita.

O Ministério Público já realizou o escaneamento das seis unidades de internação do Degase localizadas na capital, além das duas unidades socioeducativas de Volta Redonda e da unidade de Belford Roxo. O trabalho também já foi iniciado na unidade de Campos dos Goytacazes. O projeto de escaneamento de todas as 11 unidades de internação do Estado do Rio de Janeiro é uma das metas do Plano de Segurança Pública do MPRJ, estando inserido na iniciativa estratégica de combate à violência institucional.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Teresópolis recebe espetáculo “A Pequena Sereia no Teatro”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE