Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

7º CPA: Troca de comando marca nova fase do policiamento na Região Serrana

Mudança reforça integração entre forças de segurança e continuidade das ações de combate à criminalidade

Luiz Bandeira

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta quinta-feira (07), a cerimônia de passagem de comando do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável pela segurança pública da Região Serrana. O evento aconteceu na sede da corporação, no bairro Fazenda Ermitage, e reuniu autoridades militares, representantes dos batalhões da região e convidados.

O 7º CPA coordena as ações do 26º BPM, em Petrópolis; 30º BPM, em Teresópolis; 11º BPM, em Nova Friburgo; e 38º BPM, em Três Rios. A solenidade foi conduzida pelo coronel Ranulfo Souza Brandão Filho, subsecretário de Gestão Operacional da PMERJ. Deixa o comando o coronel Rubens Castro Peixoto Júnior, que permaneceu aproximadamente dois anos à frente da unidade. Durante sua gestão, a Região Serrana consolidou índices expressivos de redução da criminalidade, sendo considerada uma das regiões mais seguras do estado. O oficial assume agora o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), responsável pela atuação em 92 municípios fluminenses.

O novo comandante do 7º CPA é o coronel Ronaldo Martins, que estava à frente do 5º CPA e encerrou sua passagem pela unidade com resultados considerados históricos, incluindo a maior redução dos índices criminais registrada na região nos últimos 22 anos.

Representantes do Conselho Municipal de Segurança participaram da cerimônia de passagem de comando do 7º CPA, reforçando a integração entre forças de segurança e sociedade civil. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Trabalho integrado
Em entrevista ao Diário, o coronel Martins destacou que a prioridade será manter o trabalho integrado entre as forças de segurança e os municípios da região. “Vamos trabalhar em cima das necessidades da nossa região, uma região que está controlada, mas que sempre precisa da ação das polícias, da Polícia Militar e da Polícia Civil. A integração é importante, trabalhar sempre junto com as prefeituras e com toda a sociedade em geral para que a gente possa dar tranquilidade e sensação de segurança para todos”, afirmou.

O novo comandante também ressaltou que as mudanças fazem parte da dinâmica natural da corporação e que pretende dar continuidade às ações já desenvolvidas. “As ordens são as mesmas. As mudanças são naturais da nossa função, até para oxigenar os serviços. O coronel Peixoto já estava aqui há dois anos, como eu também estava há dois anos no 5º CPA. A mudança é feita para impulsionar o trabalho, trazer uma visão diferente, mas seguindo aquilo que está dando certo”, completou.

Resultados
Ao se despedir do comando do 7º CPA, o coronel Peixoto agradeceu o apoio recebido durante o período em que esteve na Região Serrana e destacou os resultados obtidos. “Foram dois anos bem vividos, prêmios ganhos e consolidando a região como a mais segura do estado em 2024, 2025 e já podemos dizer que 2026 também. Isso coroa a Serra Fluminense como o melhor lugar para se morar no estado”, declarou.

O oficial também falou sobre o novo desafio à frente do policiamento ambiental em todo o estado e ressaltou a importância estratégica da Serra Fluminense pela riqueza ambiental existente na região. “Agora minha missão aumentou. São 92 municípios, não mais apenas os 19 da serra. Mas há um cuidado muito especial com a Região Serrana por conta da biodiversidade que existe aqui e toda a questão que envolve o policiamento ambiental e as fiscalizações”, destacou. Em tom emocionado, Peixoto encerrou sua fala com uma mensagem direcionada à população de Teresópolis. “Sociedade de Teresópolis, povo teresopolitano, vocês são incríveis. Amo todos vocês”, finalizou.

Novo comandante do 7º CPA, coronel Ronaldo Martins destacou a importância da integração entre forças de segurança, prefeituras e sociedade civil. Foto: Luiz Bandeira / O Diário
Cerimônia de troca de comando reuniu autoridades militares, representantes dos batalhões da Região Serrana e convidados no bairro Fazenda Ermitage. Foto: Luiz Bandeira / O Diário
Cerimônia de troca de comando reuniu autoridades militares, representantes dos batalhões da Região Serrana e convidados no bairro Fazenda Ermitage. Foto: Luiz Bandeira / O Diário
Comandante do 30º BPM, coronel Christoph destacou a importância da integração entre os batalhões da Região Serrana durante a cerimônia de troca de comando do 7º CPA. Foto: Luiz Bandeira / O Diário
Coronel Ronaldo Martins assume o comando do 7º CPA com a missão de dar continuidade às ações de segurança na Região Serrana. Foto: Luiz Bandeira / O Diário
Coronel Rubens Castro Peixoto Júnior deixa o comando do 7º CPA após dois anos de gestão e assume o Comando de Polícia Ambiental. Foto: Luiz Bandeira / O Diário
Teresópolis 08/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

7º CPA: Troca de comando marca nova fase do policiamento na Região Serrana

Lei autoriza fechamento parcial da Avenida Lúcio Meira para prática esportiva aos domingos

Padrão Águias completa 41 anos com legado de solidariedade, educação e proteção à vida

“Festival Di Teresa” até domingo no Espaço Cultural Higino em Teresópolis

Prefeitura realiza obras e serviços de manutenção em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE