Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

A chegada da Primavera celebra a Estação Cerveja em Teresópolis

@ninabenedito
É grande a expectativa para o turismo com a chegada da primavera e, em especial o calendário que destaca a Estação Cerveja, mistura que atrai cada vez mais turistas e visitantes para Teresópolis. Apesar de não ser a época da colheita do lúpulo, a cidade comemora a chegada das flores e o florescer dos muitos bouganviles espalhados pelas ruas. Em entrevista a equipe da Diário TV e O Diário de Teresópolis, a Secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi destaca a importância da chegada da primavera para o município.
“É muito importante que as Estações criadas pelo prefeito Vinícius Claussen junto a equipe de comunicação, sejam cada vez mais conhecidas e usufruídas tanto pelo turista quanto pela população em geral, e agora mais do que nunca a gente celebra a Estação Cerveja , afinal, nós somos oficialmente a Capital Nacional do Lúpulo”, destaca.

Uma das plantações de Lúpulo no 2o Distrito de Teresópolis


A maior plantação de lúpulo
Recentemente Teresópolis recebeu o título. Com a maior plantação de lúpulo do país, hoje a cidade já conta com uma cerveja totalmente produzida com o lúpulo colhido na zona rural do município, e outras cervejas produzidas com parte do lúpulo daqui. Segundo Elizabeth, ainda somos completamente dependentes da importação dessa matéria prima, tanto a indústria cervejeira, farmacêutica e de cosmetologia. “A Teresa do viveiro Lincácia, que em Teresópolis fez essa história ficar diferente, está trazendo tanta tecnologia e pesquisa, que isso para nós é um orgulho enorme. O lúpulo é a planta de maior valor agregado, então a nossa agricultura entra num estágio de maior valor, já que nós temos um orgulho enorme da nossa produção agrícola, do nosso interior, então pra nós é uma alegria muito grande estar celebrando essa estação”.

Sobre a Expo Cervejeiro
Teresópolis está figurando dentro do estado do Rio de Janeiro com destaque nessa movimentação das outras cervejarias e de outras cidades. O município faz parte da Rota Cervejeira, coordenado pela sommelier de cervejas, Ana Pampillon, e está localizada exatamente no centro de outros municípios integrantes. “Nós queremos promover o máximo dessas experiências cervejeiras na cidade, e nada melhor do que ir a outro lugar para vender, para mostrar o que a nossa cidade tem” afirma a secretária. “ Nós fomos convidados para estarmos em uma das 4 tendas especiais e de maior destaque, em volta de 60 cervejarias, uma feira, gastronomia, shows e etc.


Apresentando Teresópolis como produto turístico
Segundo Elizabeth, entre as várias palestras, uma das de mais destaque foi a do prefeito Vinícius Claussen que falou não só da sua história cervejeira, mas destacou Teresópolis e tudo que a cidade tem para oferecer ao visitante. “A nossa cidade foi a única com estande no evento” destacou a secretária. “Muitas pessoas ficaram curiosas, e além da história do lúpulo, nós levamos o turismo de Teresópolis, a Imperatriz Teresa Cristina, a herança da Inglaterra, a mistura da nossa cultura, e foi um estande super procurado, em uma área grande, e as pessoas se mostraram interessadíssimas por Teresópolis. Nós levamos a folheteria do nosso trade turístico, de gastronomia, de hotelaria e ecoturismo, assim, nós vendemos a cidade para que as pessoas conhecessem melhor”


Sobre a regulamentação
Segundo a secretária de Turismo, Teresópolis tem o único viveiro que foi o que regulamentou o plantio de lúpulo no Brasil. “A Teresa levou ao Ministério da Agricultura em Brasília, e fez a regulamentação para que a gente pudesse ter esse plantio do lúpulo aqui, então, nós somos pioneiros, inovadores, temos muito ainda do que galgar nesse campo”.

A chegada da Primavera e os eventos programados
A secretária destacou a importância da união de outras secretarias no esforço para fazer de Teresópolis uma cidade atrativa para vários públicos e em diferentes períodos. “Nós sabemos que a Cultura preenche o Turismo, nós temos uma conexão direta, o esporte também, então, nós tivemos por exemplo nos dias 17 e 18 a corrida do Camelback no Hotel Le Canton, vamos ter outras corridas, a das Mulheres, o ciclismo contra o câncer, tem várias atividades da Secretaria de Esportes ligada a Secretaria do Turismo, e tem o Salão de Primavera que a secretaria de cultura promove. Nós estamos sempre fazendo coisas relativas a isso, além dos shows, e os 3 eventos de cerveja, que são o início do nosso grande festival do lúpulo que vai acontecer em março de 2023 porque é a época da colheita , e vamos ter várias experiências inclusive na área de gastronomia” destaca “Vamos ter o próximo Festival de Cerveja Artesanal em 2 eventos privados, e vamos ter o evento Cerveja na Fonte, onde haverá um encontro de mestres cervejeiros na Fonte Judith que é um lugar aprazível, perto de tudo, um evento gratuito. Todos os eventos para dar o tom a nossa Estação Cerveja” finaliza.

Edição 23/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Chuvas no estado do Rio provocam ao menos sete mortes

Justiça Federal determina retorno de Adélio Bispo a Minas Gerais

Ônibus: novas tarifas intermunicipais entram em vigor neste sábado

Sexta e sábado com feira de adoção de cães na Várzea

Asfalto ficou na promessa e Vale dos Cedrinhos segue quase intransitável

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE