Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

A chegada da Primavera celebra a Estação Cerveja em Teresópolis

@ninabenedito
É grande a expectativa para o turismo com a chegada da primavera e, em especial o calendário que destaca a Estação Cerveja, mistura que atrai cada vez mais turistas e visitantes para Teresópolis. Apesar de não ser a época da colheita do lúpulo, a cidade comemora a chegada das flores e o florescer dos muitos bouganviles espalhados pelas ruas. Em entrevista a equipe da Diário TV e O Diário de Teresópolis, a Secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi destaca a importância da chegada da primavera para o município.
“É muito importante que as Estações criadas pelo prefeito Vinícius Claussen junto a equipe de comunicação, sejam cada vez mais conhecidas e usufruídas tanto pelo turista quanto pela população em geral, e agora mais do que nunca a gente celebra a Estação Cerveja , afinal, nós somos oficialmente a Capital Nacional do Lúpulo”, destaca.

Uma das plantações de Lúpulo no 2o Distrito de Teresópolis


A maior plantação de lúpulo
Recentemente Teresópolis recebeu o título. Com a maior plantação de lúpulo do país, hoje a cidade já conta com uma cerveja totalmente produzida com o lúpulo colhido na zona rural do município, e outras cervejas produzidas com parte do lúpulo daqui. Segundo Elizabeth, ainda somos completamente dependentes da importação dessa matéria prima, tanto a indústria cervejeira, farmacêutica e de cosmetologia. “A Teresa do viveiro Lincácia, que em Teresópolis fez essa história ficar diferente, está trazendo tanta tecnologia e pesquisa, que isso para nós é um orgulho enorme. O lúpulo é a planta de maior valor agregado, então a nossa agricultura entra num estágio de maior valor, já que nós temos um orgulho enorme da nossa produção agrícola, do nosso interior, então pra nós é uma alegria muito grande estar celebrando essa estação”.

Sobre a Expo Cervejeiro
Teresópolis está figurando dentro do estado do Rio de Janeiro com destaque nessa movimentação das outras cervejarias e de outras cidades. O município faz parte da Rota Cervejeira, coordenado pela sommelier de cervejas, Ana Pampillon, e está localizada exatamente no centro de outros municípios integrantes. “Nós queremos promover o máximo dessas experiências cervejeiras na cidade, e nada melhor do que ir a outro lugar para vender, para mostrar o que a nossa cidade tem” afirma a secretária. “ Nós fomos convidados para estarmos em uma das 4 tendas especiais e de maior destaque, em volta de 60 cervejarias, uma feira, gastronomia, shows e etc.


Apresentando Teresópolis como produto turístico
Segundo Elizabeth, entre as várias palestras, uma das de mais destaque foi a do prefeito Vinícius Claussen que falou não só da sua história cervejeira, mas destacou Teresópolis e tudo que a cidade tem para oferecer ao visitante. “A nossa cidade foi a única com estande no evento” destacou a secretária. “Muitas pessoas ficaram curiosas, e além da história do lúpulo, nós levamos o turismo de Teresópolis, a Imperatriz Teresa Cristina, a herança da Inglaterra, a mistura da nossa cultura, e foi um estande super procurado, em uma área grande, e as pessoas se mostraram interessadíssimas por Teresópolis. Nós levamos a folheteria do nosso trade turístico, de gastronomia, de hotelaria e ecoturismo, assim, nós vendemos a cidade para que as pessoas conhecessem melhor”


Sobre a regulamentação
Segundo a secretária de Turismo, Teresópolis tem o único viveiro que foi o que regulamentou o plantio de lúpulo no Brasil. “A Teresa levou ao Ministério da Agricultura em Brasília, e fez a regulamentação para que a gente pudesse ter esse plantio do lúpulo aqui, então, nós somos pioneiros, inovadores, temos muito ainda do que galgar nesse campo”.

A chegada da Primavera e os eventos programados
A secretária destacou a importância da união de outras secretarias no esforço para fazer de Teresópolis uma cidade atrativa para vários públicos e em diferentes períodos. “Nós sabemos que a Cultura preenche o Turismo, nós temos uma conexão direta, o esporte também, então, nós tivemos por exemplo nos dias 17 e 18 a corrida do Camelback no Hotel Le Canton, vamos ter outras corridas, a das Mulheres, o ciclismo contra o câncer, tem várias atividades da Secretaria de Esportes ligada a Secretaria do Turismo, e tem o Salão de Primavera que a secretaria de cultura promove. Nós estamos sempre fazendo coisas relativas a isso, além dos shows, e os 3 eventos de cerveja, que são o início do nosso grande festival do lúpulo que vai acontecer em março de 2023 porque é a época da colheita , e vamos ter várias experiências inclusive na área de gastronomia” destaca “Vamos ter o próximo Festival de Cerveja Artesanal em 2 eventos privados, e vamos ter o evento Cerveja na Fonte, onde haverá um encontro de mestres cervejeiros na Fonte Judith que é um lugar aprazível, perto de tudo, um evento gratuito. Todos os eventos para dar o tom a nossa Estação Cerveja” finaliza.

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE