Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

A festa pelo livro de Edinar Corradini

Professora e atriz, autora conta na obra a história do grupo Fantasia

Wanderley Peres

O convite aos alunos da professora Edinar, seus amigos e familiares, e os fãs que são muitos, além dos confrades e confreiras da Academia Teresopolitana de Letras que gozam da sua companhia na cadeira 28, patronímica de Monteiro Lobato, era para um lançamento de livro, como outro qualquer. Mas, o público se surpreendeu com o evento que aconteceu na última quinta-feira, 18, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. “Foi um lindo evento. Muito sensível e especial. O amor transbordava por onde Naná passava. Por outro lado, foi uma imensa demonstração de gratidão e de reconhecimento pelo talento, pioneirismo e contribuição de Edinar Corradini para a cultura teresopolitana”, retratou bem a festa surpresa o acadêmico Gustavo Lucena. “Lotou o auditório, e foi muito emocionante, tanto no palco como na exposição. Foi um evento e tanto”, disse o amigo Alex Castellar, emendando a escritora Ana Maria de Andrade que o sorriso da amiga de tantos irradiava amor e felicidade. “Que linda, Edinar! O livro é um registro valioso do seu talento, sua trajetória brilhante e da história da arte de Teresópolis. Muito merecedora de todos os aplausos e gratidão por seu trabalho. Festa linda demais”, continuou.

“Grande Edinar Corradini! Ótimo evento no dia de aniversário do seu patrono na ATL, Monteiro Lobato”, disse eu, à confreira da Academia Teresopolitana de Letras em seu perfil do Instagram, emendando o músico e futuro acadêmico Ronaldo Fialho: “Parabéns à nossa querida Edinar Corradini pelo lançamento de seu livro e pela bela festa realizada na Casa de Cultura. Ednar é mais do que merecedora de todo o carinho manifestado pelos presentes”.

Ainda no tetro, com a presença do secretário de Cultura Ricardo Guarilha e a sub-secretária Hilna Gallo, depois de apresentações de pessoas amigas que os seus talentos não deixaram as demais amigas presentes arredar pé, o professor e ex-secretário de Cultura Delmo Ferreira entregou lindo troféu “a quem consideramos a maior expressão das artes cênicas de Teresópolis, por sua trajetória de uma vida inteira dedicada às diversas expressões das Artes”, dedicatória à Edinar Corradini feita a Academia Fluminense de Letras, Academia Teresopolitana de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis.

Quanto ao livro de Edinar, “é um registro valioso do seu talento, sua trajetória brilhante e da história da arte de Teresópolis”. Nele estão, além da história da professora atriz, os nomes de outras 520 pessoas, atrizes, atores e colaboradores participantes nos 50 anos de existência da Cia. Teatral Fantasia.

Professora da rede estadual de ensino, lecionando Geografia e História, e Artes e Teatro, a artista Edinar Corradini escreveu várias peças e adaptou diversos textos, montou inúmeras peças e fez recreação infantil durante muitos anos. Contadora de histórias, fundou em 1979 o Grupo Fantasia, que se tornaria a Cia. Teatral Fantasia, que tem a história contada no livro.

Professora de tantos, foi aluna de Boal, se destacando no Teatro do Absurdo, foi a primeira professora de tetro da Casa de Cultura Adolpho Bloch e continua na luta do teatro, inclusive pesquisando sobre a arte. Poetiza, teve vários poemas seus escolhidos em projetos nacionais e a personagem Emília, sua boneca de tantas apresentações a inspirou para a peça “As Emilianas do Lobato”. Edinar montou “A Sinfonieta”, de Jean Tardie e interpretou a Imperatriz Teresa Cristina, espalhando a história da grande brasileira, e “A Matriarca”, retratando a parente ancestral Carolina Claussen.

Edição 23/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Noventa bombeiros militares do Rio de Janeiro são condecorados pela atuação no Rio Grande do Sul

Corujão: novos horários de ônibus durante a madrugada em Teresópolis

Lula avalia vetar taxação federal de compras internacionais até US$ 50

Fiação quase no nível da rua na Dr. Aleixo, na Várzea

Centro Operacional da GCM homenageia Márcio Catão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE