Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

A magia da produção de chocolate artesanal em Teresópolis

Conheça a mais tradicional empresa do ramo no município e as delícias que há décadas encanta a clientela

@ninabenedito

O Brasil é o maior produtor de cacau do mundo, e, surpreenda-se, Teresópolis é um dos maiores produtores de chocolate artesanal do estado. Na Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças ou até mesmo no Natal, a cidade produz chocolate de forma artesanal o ano inteiro. E quem não gosta de ganhar um chocolate de presente? Seja ele ao leite, amargo, chocolate branco ou ruby. Para falar mais sobre esse delicioso assunto, a equipe da Diário TV e jornal O Diário de Teresópolis foi conferir de perto como é produzido um dos melhores chocolates da região na mais antiga fábrica de chocolate da cidade – a tradicional Chocolates Itália.
Essa história começa no final dos anos 50 com a chegada do patriarca da família Nicotina ao Brasil, que veio da Itália trazendo na mala diversas receitas de doces da região da Sicília. Em 1960 ele chega a Teresópolis, encontrando aqui uma cidade muito diferente da que temos hoje e resolve montar a saudosa Confeitaria Itália, que funcionou por 40 anos no mesmo endereço, próximo da Praça Olímpica. Anos mais tarde, a confeitaria deu lugar a Chocolates Itália, pioneiros em Teresópolis na produção de chocolate artesanal.

Fonte de renda
Em Teresópolis, podemos encontrar com muita facilidade, vários produtores artesanais de chocolates, em diversos tamanhos e formatos, para qualquer ocasião. Seja em bombons, pirulitos, caldas diversas para fondues, pão de mel banhados com chocolate, brigadeiros simples ou gourmet, enfim, o chocolate já faz parte do dia a dia da cidade e gera renda extra ou até mesmo a principal fonte de renda para várias famílias. Tamanho destaque, trouxe para o município dois importantes eventos já tradicionais, e que movimentam a economia da cidade, a ChocoSerra e a Festa do Chocolate.

Uma pequena fábrica
Quem mostrou para nossa equipe toda a produção dos tradicionais chocolates da cidade foi uma das herdeiras da família, Ana Paula Nicotina, que comanda a pequena fábrica utilizando as receitas de seu pai. Entre as delícias, uma imensa variedade de bombos, trufas recheadas, chocolate com menta, com licor e tantos outros que fazem sucesso entre adultos e crianças de todas as idades e durante todo o ano.
Sobre as trufas
Segundo a produtora as trufas são as campeãs de venda. Podem ser produzidas com diferentes sabores e recheios variados, entre frutas, amêndoas e castanhas devido ao seu formato arredondado, o que permite o preenchimento por completo com o sabor escolhido. As trufas são doces muito procurados para presentear. O processo é mais simples, são feitos as chamadas “coquilhas” onde as forminhas em formato de trufas são preenchidas com o chocolate de preferência, depois esse chocolate volta para a travessa, na verdade as forminhas ficam com uma camada fina de chocolate, elas são levadas a geladeira por alguns minutos, depois são retiradas, preenchidas com o recheio de preferência, como um creme de maracujá, por exemplo, ou outro sabor, o recheio é coberto de chocolate novamente e retorna para geladeira por mais algumas horas até que o chocolate esteja bem durinho. Estão prontas as deliciosas trufas.

Frutas banhadas com chocolate
Entre as opções mais procuradas estão as frutas banhadas em chocolate, e em especial a famosa laranjinha cristalizada, um processo bem demorado, mas com o resultado perfeito. A produtora de chocolate Ana Paula conta como é o processo artesanal, desde a colheita das laranjas da terra em um sítio em Venda Nova, finalizando com o banho de chocolate. “Depois de colher as laranjas, elas são debulhadas para retirar a polpa que infelizmente são descartadas porque são muito amargas e não dá para aproveitar. Em seguida nós fervemos as cascas da laranja e depois de fervida, nós temos que trocar a água dela durante muito tempo, duas semanas ou mais. E a gente tem que ver o ponto dela para tirar a acidez da casca, por isso a troca da água tantas vezes”, explica. “Daí então que se começa o processo de cristalização, ferve-se a laranja durante vários dias, acrescentando todos os dias um pouco de açúcar branco, todo esse processo demora de 30 a 40 dias”. Depois de todo esse longo processo, as laranjas são cortadas em tirinhas, banhadas no chocolate de preferência e deixadas em um tabuleiro até que o chocolate fique durinho. Estão prontas para serem consumidas.

Com lascas de amendoim
As lascas de amendoim também são bem fáceis de fazer. Despeja-se o chocolate já derretido em um pirex e, em seguida, basta misturar com as lascas de amendoim até que a mistura fique homogênea. Depois, basta despejar a mistura em um tabuleiro e levar á geladeira até que endureça. Em seguida, basta retirar da geladeira e cortar do tamanho desejado.

Agradecimento
Nosso agradecimento especial a tradicional Chocolates Itália, uma empresa familiar que adoça os corações dos teresopolitanos desde 1960 com suas deliciosas receitas e a Ana Paula Nicotina que nos apresentou a verdadeira magia da produção de chocolate artesanal em nossa cidade. A Chocolates Itália atualmente está localizada na Avenida Lucio Meira, 990, no Centro, perto da antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. No instagram @chocolatesitaliatere

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE