Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Abastecimento de água em Teresópolis será normalizado nos próximos dias

Rompimento de rede elétrica, após queda de árvore, causou interrupção do sistema da Águas da Imperatriz

Marcello Medeiros

Em nota encaminhada ao Diário, a concessionária Águas da Imperatriz informa que o abastecimento de água no município ainda segue em recuperação após a ocorrência registrada no último sábado (21), quando a queda de uma árvore interrompeu o fornecimento de energia elétrica na captação Rio Preto, no Segundo Distrito do município. “Apesar da retomada da operação após o restabelecimento da energia pela Enel, o fornecimento ainda pode apresentar oscilações em algumas regiões, devido ao tempo necessário para a recuperação dos reservatórios e a pressurização da rede. A normalização ocorre de forma gradativa, com possibilidade de reflexos pontuais nos próximos dias”, explica a Águas da Imperatriz, que moradores façam uso consciente da água nesse período.

Com o ocorrido, o sistema de produção e distribuição de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Preto foi interrompido totalmente. Responsável por 95% do atendimento, o principal sistema de abastecimento do município fica em Providência, no Segundo Distrito, ao lado da foz do Paquequer. Mas não é do nosso principal rio que vem a água que chega às residências e estabelecimentos comerciais. A captação é feita no curso d´água ao lado, o Rio Preto. A estação desvia parte do líquido para um desarenador, que, como diz o nome, retém as partículas de areia. Nesse ponto também há gradeamento para evitar que galhos de árvore e outros materiais sejam levados até a elevatória. Em seguida, um conjunto de moto-bombas empurra a água, em um ritmo de 435 litros por segundo, para a localidade de Três Córregos. E é nas proximidades do KM 71 da Rio-Bahia que acontece uma das principais etapas do processo, o tratamento da água que será distribuída aos teresopolitanos.
Na ETA, o líquido chega a um grande tanque. Em seguida, vai para um sistema chamado floculação, canais onde a velocidade da água é reduzida e ela recebe sulfato de alumínio líquido, que serve para desestabilizar as partículas de sujeira. A próxima etapa são os grandes tanques de decantação, onde fica tempo necessário para a sujeira ir para o fundo. Depois a água vai para os filtros, passando por processo de desinfecção – cloração, alcalinização e fluoretação. É o tratamento fundamental para garantir uma água de qualidade, sendo nosso serviço referência há bastante tempo. Após o tratamento concluído a água é bombeada por mais seis quilômetros, ficando em reservatório no bairro da Prata com capacidade para seis milhões de litros. Dali, é distribuída para praticamente toda a cidade através de elevatórias em vários pontos.

Teresópolis 08/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis participa de evento sobre inovação e turismo no Rio de Janeiro

Teresópolis fortalece rede de proteção à mulher em capacitação no Tribunal de Justiça do Rio

Defesa Civil alerta para alto risco de incêndio florestal e baixa umidade em Teresópolis

Festival Di Teresa transforma Teresópolis em um pedacinho da Itália até domingo

O Sucesso da Hotelaria está na força das partes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE