Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aberta 20ª edição do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis

Evento terá grande número de atrações, a maior parte gratuita, até o próximo dia 31

Nina Benedito

Nesta sexta feira, 15, foi realizado o evento de lançamento do Festival Sesc de Inverno, com direito a um delicioso café da manhã especialmente preparado pelo Chef francês Frederic Monnier , que foi servido no Sesc Café com a presença de vários convidados e autoridades. O Festival Sesc de Inverno é um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país, contemplando atrações nas principais linguagens artísticas como literatura, artes visuais, cinema, música, teatro, dança e circo. Em sua 20ª edição, o festival retorna de forma presencial com ampla programação, prestigiando artistas locais e logicamente grandes nomes do cenário nacional. Neste ano, 14 municípios serão contemplados com o festival, entre eles, já tradicionalmente as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Três Rios. A equipe da Diário Tv e do jornal O Diário de Teresópolis esteve presente na cobertura do evento e entrevistou os dirigentes de várias instituições e empresários locais.

Programação SESC Café

Teresópolis Convention
O empresário Pedro Alves, vice-presidente do Teresópolis Convention, destaca a importância do festival para a cidade. “É uma alegria muito grande, depois de toda essa história que a gente viveu aqui, a gente acompanhar a retomada acontecendo, e ainda mais com um festival com essa importância, que movimenta a cidade”.

A ACIAT
O empresário Felipe Coelho, presidente da ACIAT também prestigiou o evento, destacando a relevância do festival para o município. “Esse festival já é uma tradição, e nós precisamos que hajam iniciativas como essa. O festival movimenta o comércio local e traz uma atmosfera positiva para os negócios”, pontuou.

Vice Presidente do Convention Pedro Alves

Presença do poder executivo
Entre as autoridades locais, o vice-prefeito Ari Boulanger esteve representando o poder executivo, grande parceiro do festival. “Eu sempre participei dos festivais do Sesc , e uma das atividades mais chamativas do festival é a música e a cultura como um todo. O evento é muito bem vindo, traz gente de fora da cidade, traz comércio para a cidade, traz dinheiro”, destacou. Ainda segundo o vice-prefeito, a cidade está preparada para receber os visitantes que vierem participar e que receber bem é muito importante, uma vez que o turista que é bem recebido, retorna a cidade.

O Vice Prefeito Ari Boulanger esteve presente ao evento

Fecomércio
O Presidente do Fecomércio do Estado do Rio, Antônio Florêncio de Queiroz, falou sobre o evento com muito entusiasmo. “Nosso festival está completando 20 anos. Nesse período que nós passamos afastados por causa da pandemia, para nós foi muito doloroso, porque o festival nos dá uma satisfação muito grande, e a própria pandemia em si afetou o mundo inteiro, e causou muita dor, então, nós queremos voltar agora de uma forma muito mais forte. Esse Festival de Inverno é muito especial, nós queremos cobrir esse espaço de dois anos sem o festival, por isso, nós aumentamos a abrangência, hoje estamos em 14 cidades, em várias regiões do estado, mas de uma forma muito forte do que antes, nós queremos disseminar o aspecto cultural de inclusão, e que as pessoas possam sentir a retomada da vida”, enfatizou.

Presidente do Fecomércio do Estado do Rio Antônio de Queiroz

Expectativa do Fecomércio
“A expectativa é excelente, porque você traz turistas e movimenta a economia como um todo, e esse é o papel da Fecomércio, fomentar desenvolvimento. O papel do Sesc é aglomerar pessoas, incentivar a igualdade, disseminar cultura, criar plateia. Os números de pesquisas que nós fazemos posteriores ao festival para ver o movimento do comércio, ocupação de hotéis, são maravilhosos, e nós tivemos municípios que aumentou a empregabilidade em mais de 10%, a arrecadação de impostos mais de 6%, enfim, dá um impacto enorme na economia, além de trazer um ânimo diferente para a população”, destacou Antônio, falando ainda sobre a importância para o turismo. “O Rio tem uma característica muito bacana, é um estado de dimensões pequenas, então, o turismo de proximidade tem um poder muito grande. A pessoa pode vir a Teresópolis, se hospedar aqui, assistir alguns shows e ir a Petrópolis assistir outros, ir para Nova Friburgo, enfim, circular pelo estado inteiro, porque nós tivemos a preocupação de fazer um festival com muita diversidade para que as pessoas tenham essa movimentação”.

Sincomércio presente
O empresário Igor Edelstein, Presidente do Sincomércio, falou sobre o retorno do festival de forma presencial. “É emocionante ver o Sesc Café movimentado, o Sesc Rio ter organizado junto ao Sesc Teresópolis esse encontro de lançamento desse festival que é tão bonito e importante para nossa cidade. Serão mais de 100 atrações de teatro, artes cênicas, teatro de rua, exposições, então, a gente tem uma satisfação muito grande, através do nosso sindicato, poder participar da confecção desse festival de inverno, que em sua vigésima edição, movimenta toda a cidade. Movimenta o nosso comércio que é um setor que mais emprega em nosso município, que mais gera tributos para a prefeitura”, disse.

O Sesc Café recebeu convidados para o café da manhã de lançamento do Festival

Turismo e Cultura
Produtores de eventos da Mox Produções, Marcelo Cabral e Alice Maciel destacaram a importância do festival para o turismo e a cultura de uma forma geral. “O Festival é muito importante para o turismo dos municípios, já que ele acontece em várias cidades do Estado do Rio, mas acho muito importante que Teresópolis esteja na frente com esse festival”, frisou Marcelo. “Além do evento do Sesc, o festival estará movimentando e fomentando todo o comércio, toda a cultura, todos os eventos a volta, e assim levantando Teresópolis que é a intenção de todos nós. Acredito que Teresópolis tem tudo para ser bem melhor que Gramado”, citou Alice.

Investimentos e negócios
O empresário Rodney Turl, Diretor do Sincomércio de Teresópolis, citou que a expectativa do empresário local está muito alta com a movimentação que o festival trará para o município. “É muito importante esse retorno depois dessa pandemia para a cultura, para os músicos, os artistas precisam desse espaço para que a sociedade comece a usufruir de tudo, seja no teatro, em um show. A expectativa para o empresário do comércio está muito alta, investir, em crescer, em melhorar, e a sociedade precisa disso, é mais emprego, mais oportunidade, são mais negócios na cidade propiciando preços e condições melhores”. A programação da 20ª edição do Festival Sesc de Inverno pode ser vista no site www.festivalsescdeinverno.com.br

Rodiney Turl diretor do Sincomércio destaca a expectativa do comércio local
Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE