Marcus Wagner
Estão abertas as inscrições para que quer participar como voluntário no Programa de Monitoramento da Biodiversidade no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). A seleção é para dar auxílio às equipes que monitoram mamíferos, aves e borboletas na unidade durante os meses de março e abril de 2020. O processo seletivo é organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) que é responsável pela gestão do parque.
De acordo com o edital, não exigida experiência neste tipo de função. Os candidatos que forem selecionados irão percorrer diariamente as trilhas do Parnaso para realizar as atividades ao ar livre e terão hospedagem nas dependências da unidade durante o período de trabalho. Todos receberão treinamento específico para executar as ações.
O monitoramento está dividido em três períodos: 16 a 27 de março (16 vagas), de 27 de março a 12 de abril (8 vagas) e de 13 a 24 de abril (16 vagas). É permitido se inscrever para um, dois ou três períodos. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de fevereiro através do portal do voluntário (www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario).
O programa
O Voluntariado ICMBio é uma oportunidade para cada um exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. A população pode atuar juntamente com as equipes do ICMBio, em diversas ações de conservação da natureza tais como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção, entre outras previstas na Instrução Normativa nº 03/2016.
Desde o início do programa, em 2009, o ICMBio contabiliza mais de cento e setenta unidades organizacionais com programa de voluntariado formalizado, mas o Programa está em permanente processo de expansão em todo país, ampliando a rede de proteção deste patrimônio que é de todos os brasileiros.
O Programa de Voluntariado do ICMBio tem o propósito de promover o engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade por meio da ação voluntária e do reconhecimento público dessa contribuição.