Lara Benevenuti *
O voto é um dos pilares fundamentais da democracia. Ele representa não apenas um direito conquistado, mas também uma responsabilidade de cada cidadão para com o futuro da sua cidade estado ou país. Votar nas eleições é a principal forma de expressar opiniões, influenciar decisões e escolher os líderes que irão representar os interesses da população. Com a aproximação das eleições no próximo domingo (06), o programa “Hélio Carracena”, da Diário TV, convidou o advogado e especialista em eleições, Ricardo Vasconcelos (@ricardovasconcelosadv), para esclarecer como funcionam os votos em uma eleição e sobre como escolher o seu candidato de forma consciente.
Ricardo explicou que os votos válidos são aqueles que contabilizam para o resultado da eleição; já os votos úteis são aqueles que somam os votos em brancos, os votos nulos e válidos, contabilizando os eleitores que votaram. Apenas os votos válidos são contabilizados para identificar os candidatos eleitos e, mesmo se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição não será anulada.
E qual a diferença?
De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Antes do aparecimento da urna eletrônica, para votar em branco bastava não assinalar a cédula de votação, deixando-a em branco. Hoje em dia, para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”. Enquanto o voto nulo é considerado aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”. Portanto os votos nulos e votos brancos não vão para o candidato que está em primeiro lugar nas eleições.
Como escolher o candidato?
Na hora de escolher o seu candidato é fundamental conhecer as propostas e analisar os planos de governo, analisar o partido e a base de apoio do candidato, assistir os debates e entrevistas e sempre usar fontes confiáveis para pesquisar sobre ele. “Você vai escolher quem vai governar pra você, você vai escolher quem vai arrumar a cidade pra você para que você tenha uma cidade melhor”, afirma Ricardo.
Votar é um ato de cidadania. É o momento em que cada indivíduo participa ativamente da construção da sociedade em que deseja viver. Portanto, é fundamental que todos os cidadãos exerçam esse direito, contribuindo para uma democracia mais justa e participativa.
Onde assistir
O “Hélio Carracena” é um programa diário que vai ao ar das 10h as 12h trazendo informações, conversas e entrevistas inéditas todos os dias, com reprise duas vezes ao dia (às 16h e 0h). Assista nos canais da Speed Fiber, em Teresópolis (4.1), Nova Friburgo (30.1), e também a qualquer momento no YouTube/Diário TV.
- Estagiária