Todos os finais de semana, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos recebe visitantes locais e turistas do Brasil todo, que nem sempre têm consciência dos cuidados que devem ter para preservar o local. Somente em 2023, os parques nacionais brasileiros registraram 11,8 milhões de visitas, conforme divulgado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Diante deste contexto, é fundamental que os guarda-parques locais estejam preparados para instruir corretamente os visitantes, guias e instrutores que levam clientes para a atração.
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, os profissionais terão acesso e colocarão em prática 7 princípios do Programa internacional Leave No Trace, para planejar adequadamente cada atividade, como reduzir e descartar corretamente o lixo; respeitar a fauna, a flora, a vida selvagem locais, assim como as áreas demarcadas; manusear corretamente fogueiras; instalar barracas de camping em locais propícios, entre outras iniciativas.
A ação será promovida pela Gear Tips Outdoor, voltada à educação e capacitação de praticantes e profissionais de atividades ao livre, que mantém o Programa Capacitar. A turma será formada por 14 guarda-parques.
“Acreditamos que experiências reais são capazes de mudar pensamentos e comportamentos. Por isso, a metodologia que desenvolvemos no Programa Capacitar é uma poderosa ferramenta de educação e capacitação. Além de ser essencial para uma influência positiva dos profissionais durante suas atividades ao ar livre”, conta Pedro Lacaz Amaral, fundador do Gear Tips Outdoor.
Após a certificação, todos os participantes estão capacitados para ministrar palestras e workshops com base no que aprenderam na prática, por meio das mais variadas formas de exposição e vivências dos sete princípios de mínimo impacto.