Foram considerados como sucesso de participação os dois encontros rurais realizados pela Prefeitura de Teresópolis nesta segunda (13) e terça-feira (14), em Água Quente e em Bonsucesso, no interior do município. Na oportunidade, os participantes debateram e puderam conhecer pontos da Chamada Pública n.002/2018, que tem por objetivo a aquisição de hortaliças, legumes e frutas da Agricultura Familiar para a merenda escolar. Segundo o Secretário de Administração, Lucas Guimarães, cada região do município tem suas peculiaridades, por isso a necessidade de realizar os encontros no segundo e no terceiro Distritos. “A Gestão Municipal quer melhorar a qualidade dos alimentos servidos aos alunos, injetar dinheiro na economia local e valorizar essa parcela importantíssima da economia do município, formada pelos produtores rurais”.
A Chamada Pública está marcada para o dia 29 de agosto, às 18h30, na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso, na zona rural. Diferentemente da licitação, neste procedimento não há disputa de preços. As regras e critérios são definidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O governo municipal pretende investir R$ 325.780,38 na compra de produtos para a alimentação escolar. “A expectativa é de que em 2019 a Administração Municipal consiga fazer uma chamada pública maior, batendo a casa de R$ 1 milhão”, assinalou Lucas Guimarães.
Para a Secretária de Educação, Rosana da Rocha Mendes, a ação também vai contribuir para que as novas gerações valorizem o potencial agrícola de Teresópolis e o trabalho do homem do campo. “As crianças passam a valorizar ainda mais o trabalho da sua família, pois passam a consumir, junto aos seus colegas, aquele alimento produzido no quintal da sua casa. E há ainda a questão de aprendizado, pois o próprio conteúdo educacional passa a fazer a integração da produção, a alimentação ao ensino”, destacou.
Produtores parceiros
A aproximação do Poder Público com os agricultores foi aprovada. “A única forma de incentivar a participação do produtor é indo até ele. Assim, as políticas públicas começam a fazer a diferença”, enalteceu Fábio Patron, Vice-diretor de Agricultura da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT). “É uma coisa inédita: mostrar ao produtor o que fazer pra entrar na chamada pública, pois muitos não têm noção de como começar, e a Prefeitura veio até o agricultor, isso demonstra respeito e valorização”, comentou o Presidente do Sindicato Rural de Teresópolis, Ademar Veiga. “Vai criar um novo cliente para o produtor, aquecer a economia e fazer o dinheiro girar na própria comunidade”, completou Rodrigo Rosa de Medeiros, Vice-presidente do Sindicato.
Mais renda
A oportunidade animou o produtor rural André Roberto Luiz de Carvalho, dono de lavouras de hortaliças e de aipim. “Temos que nos adaptar e diversificar a cultura. A rentabilidade vai ser muito maior”, opinou. “Para nós, que somos idosos, é uma esperança de melhoria de vida”, disse Janete M. Alves Porto, que também depende da produção agrícola de Teresópolis.
O Presidente da Associação dos Produtores e Moradores de Água Quente, no Segundo Distrito, também participou do encontro. “Dou os parabéns ao Prefeito Vinicius Claussen por se aproximar do produtor rural e fomentar a agricultura através da merenda escolar”, comemorou Fabinho Filé.
Já para Marcelo Montenário, Presidente Associação dos Produtores Rurais de Vargem Grande, no 3° Distrito, a iniciativa foi muito bem-vinda. “Parece um sonho. Vender a produção a preço justo, de mercado, muda muito a realidade da agricultura familiar”.
Participação
Durante as reuniões de preparação da Chamada Pública da Merenda Escolar, foram envolvidas nas reuniões internas e nos Encontros Rurais, as equipes técnicas do Departamento de Suprimento e Licitação e das Secretarias de Administração, de Agricultura, de Controle Interno e de Educação. Do Segundo Distrito, marcaram presença agricultores das localidades de Água Quente, Andradas, Brejal, Cruzeiro, Gamboa, Pessegueiros, Santa Rita, Serra do Capim, Três Córregos, Volta do Pião e da Estrada de São José. Do Terceiro Distrito, compareceram produtores rurais de Bonsucesso, Bacia dos Lúcios, Santa Rosa, Serra do Palmital, Vargem Grande e de Vieira.
Também acompanharam a iniciativa representantes da Associação comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT), Sindicato Rural, Associação Agroecológica, Associação de Lúcios, CoopVieira, Orgânicos de Vargem Grande, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Emater, SEBRAE/RJ, Câmara de Dirigentes Lojistas e do Observatório Social de Teresópolis.