Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Agricultura familiar e orgânica mantém as raízes de Teresópolis

Os próprios feirantes produzem, processam, confeccionam e comercializam seus produtos nas pequenas feiras

Luiz Bandeira
Juliana Ludwig

Com a intenção de fortalecer a agricultura familiar no município, por iniciativa da Emater-Rio e do Programa Rio Rural, o executivo municipal com a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, criou em 2016 o Decreto 4.817, que oficializou a criação e regulamentação do funcionamento de Feiras da Agricultura Familiar, além de Feiras de Produtos Orgânicos em Teresópolis. A necessidade da criação das feiras surgiu quando a Emater-Rio verificou em uma pesquisa, através do Programa Rio Rural, a dificuldade de comercialização que os produtores enfrentavam. De acordo com o órgão, Teresópolis conta hoje com cerca de 3.500 agricultores familiares atuando nas atividades de olericultura e fruticultura, produção de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, criação de animais e no artesanato. Isso conferiu a cidade, o título de Capital Estadual da Agricultura Familiar, através do decreto de autoria do deputado Estadual Eurico Junior, a pedido do Vereador Fidel Faria. O projeto foi aprovado em agosto de 2021 em votação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O cuidado na produção orgânica pode ser observado na qualidade dos legumes, frutas e hortaliças comercializados na feirinha da Praça Governador Portella

Os produtores se mobilizaram e montaram feiras em praças do município, em dias alternados, na intenção de aumentar a comercialização de sua produção, atendendo a população que prefere consumir produtos não industrializados. As primeiras praças contempladas foram a Praça dos Expedicionários no bairro de São Pedro, Praça Maria Corina Paim na Barra do Imbuí, Praça Juscelino Kubitschek em Araras e Praça Governador Portella em Agriões. Feiras semelhantes também foram montadas na Praça Nilo Peçanha, no Alto, na entrada do Clube Comary, e a mais conhecida a feira de produtos orgânicos que funcionava no terreno da antiga Sudamtex e que agora ocupa provisoriamente espaço na Praça de Esportes Radicais, ao lado da rodoviária.
Na última semana, nossa equipe esteve na Praça Governador Portella, ao lado da prefeitura, em Agriões, e conversou com alguns feirantes sobre os produtos que comercializam. Carol Feichas, do Sítio Manacá, destacou a qualidade dos produtos que vende. “A feira da agricultura familiar valoriza o pequeno produtor regional de Teresópolis. Os produtos aqui são de ótima qualidade, tudo muito fresco porque a gente está muito perto do consumidor. Aqui na barraca ‘Manacá Orgânicos’ a gente produz legumes, verduras, orgânicos, minha família trabalha também com ovo e galinha caipira, são animais que ficam livres. A alimentação delas a gente mistura na nossa propriedade e fica tudo top, bem fresco”, valoriza Carol.

Deliciosos doces, conservas, licores e cachaça artesanal também são oferecidos na feira da agricultura familiar de Agriões

Produtos diferentes e diferenciados
A feira da Praça Governador Portella não tem só produtos alimentícios, lá também é encontrado artesanato, com as confecções em panos em algodão cru da Mariana Carrijo e as bonecas de pano criadas e confeccionadas pela Sueli e pela Daniele. “Eu trabalho com costura criativa, meu trabalho é feito com tecido 90% de algodão cru, o restante eu tento trabalhar com tecido ecológico, porque o objetivo do meu trabalho é justamente sustentabilidade, então eu tento focar nessa questão. Todo o processo dele é pra trabalhar com reutilizável, por exemplo, eu tenho o filtro de café permanente, onde você deixa de usar o filtro de papel descartável e passa a usar um filtro de café que duram seis meses. A ideia é essa, eu tento focar nisso é sou aqui de Teresópolis, por isso a gente produz aqui mesmo e a feira tá voltada pra isso, pra tentar levantar o comércio local, com produtores locais e artesãos locais”, destaca Mariana Carrijo.

Bonecas de pano encantam e colorem a feira da Praça Governador Portella


O encanto das bonecas de pano da Sueli e da Daniele confere um colorido todo especial ao espaço. “Aqui estão nossas bonecas natalinas e temos vários modelos, são todas bonecas artesanais que servem pra qualquer idade. Temos também o porta-tudo que serve pra mil e uma utilidades, porta-calcinha, nós temos a famosa Emília, a bailarina, o porta-papel higiênico, um Papai Noel que é um puxa-saco, mas que serve também para colocar pão, biscoito depende da criatividade”, revelam Sueli e Daniele
Para iniciar seu próprio cultivo a dica são os vasos feitos de cimento da Adriana. “Vasos artesanais, vasos feitos de concreto e afeto. São vasos impermeabilizados que podem plantar tanto plantas artificiais, quanto naturais. Venham nos visitar prestigiar o nosso trabalho feito com muito amor e carinho, precinho e qualidade”, promove Adriana dos Santos.

Para adoçar a vida, Nilza Nunes, que tem uma propriedade em Aparecidinha, produz para vender na feira da Praça Governador Portella cachaça e doces artesanais

Doces e cachaças
Para adoçar a vida, Nilza Nunes, que tem uma propriedade em Aparecidinha, município de Sumidouro, onde produz para vender na feira da Praça Governador Portella, cachaça e doces artesanais. “Eu tenho uma propriedade em Aparecidinha é lá onde faço todo o meu trabalho, tenho licores, tenho meu próprio alambique é de onde tiro minha cachaça artesanal, faço meus doces, geleias no fogão à lenha, ainda né? São produtos sem conservantes, totalmente naturais, tento fazer o melhor com frutas selecionadas. Estamos aqui para poder diferenciar dos produtos vendidos no mercado. Que as pessoas possam nos prestigiar na nossa feirinha das quartas-feiras”, destaca Nilza.

Vale a pena visitar a feirinha da Praça Governador Portella, em Agriões, todas as quartas-feiras. Ela funciona a partir das 7h da manhã e vai até às 14h. Além de oferecer frutas, legumes e verduras, na feira também há doces, bolos, mel e até peças de artesanato.

O encanto das bonecas de pano da Sueli e da Daniele confere um colorido todo especial ao espaço

Carol Feichas, do Sítio Manacá, destaca a qualidade dos produtos que vende. “A feira da agricultura familiar valoriza o pequeno produtor regional de Teresópolis”

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE