Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alagamentos: PMT encontra até colchão dentro de galeria

Outros objetos descartados de maneira irresponsável foram retirados pela Secretaria de Serviços Públicos

Luiz Bandeira

Os servidores da Secretaria de Serviços Públicos de Teresópolis estão se desdobrando para solucionar os problemas que vêm acontecendo na cidade em decorrência de alagamentos causados por obstrução do sistema que escoa águas pluviais, tanto na região central quanto nos bairros. Sob o comando direto do secretário Davi Serafim, uma equipe trabalha para solucionar o problema da galeria do Parque Regadas, que atravessa a Lúcio Meira e está obstruída antes da chegada ao Rio Paquequer. A promessa que o secretário fez em entrevista ao jornal Diário e Diário TV é de que até o início da próxima semana esse serviço esteja concluído. E nesta sexta-feira, 21, menos de 24 horas após um alagamento que tomou a pista e a calçada da Lúcio Meira, na altura da antiga Casa de Saúde, com poucos minutos de chuva na noite anterior, outra equipe trabalhou intensamente para desobstruir uma caixa de passagem no local que recebe águas do rio que corre junto a Rua Manoel José lebrão, além de galerias da região.


Encontramos o secretário Davi comandando os trabalhos e conversamos com ele sobre os problemas de alagamentos e suas causas. “Esse trabalho de limpeza a gente já vem fazendo há mais de um ano, o prefeito nos cobra isso todo dia e a gente faz esse trabalho diuturnamente. Ontem aconteceu aqui um caso inesperado também, pois aqui não é uma área de alagamento, quando a gente foi verificar, ontem ainda à noite abrimos uma caixa de passagem e ela estava lotada de detritos, garrafa pet, colchão, travesseiro. Ali é uma caixa de passagem com uma manilha de um metro e meio que vem lá da Ermitage, corta toda a Manoel Lebrão e aqui tem essa caixa que faz a junção das águas. Com a saída dela totalmente obstruída por esse monte de detrito o ralo não deu vazão e encheu. Nós tiramos, um caminhão de entulho, inclusive um colchão. Até berço e colchão de berço estava na rede de água”, relata o secretário. 

População cobra, mas não faz sua parte
A destinação correta do lixo que cada um produz é fundamental para evitar alagamentos e também deslizamento de encostas, incêndios na vegetação e preservar recursos naturais. Porém, parece que parte da população preocupa-se em apenas se livrar dos seus dejetos e não atenta que esses detritos, quando não são coletados, podem lhe causar grande transtorno. O secretário de Serviços públicos do município alerta a população sobre suas responsabilidades . “A gente pede encarecidamente à população que colabore com a gente principalmente nesse período de chuva, quando a gente vê tanta tragédia aí, tudo por lixo jogado. Nossos caminhões estão todos os dias nas ruas recolhendo lixo. Então não é por falta de coleta, nossas caçambas são retiradas todos os dias. A população tem a onde botar, pedimos que, se for o caso, que andem mais um pouquinho, não depositem na rua de qualquer maneira, porque isso atrapalha a gente tanto quanto a eles mesmos. Uma pequena parte da população que reclama é a mesma que entope a galeria”, denuncia Serafim. 

Secretaria anuncia reforço
“O trabalho continua, o prefeito disponibilizou mais 15 funcionários pra ficar a disposição para que a população não sofra. O que era esperado a gente já trabalhou e não aconteceu, o inesperado a gente ontem à noite já estava aqui. Eu presenciei a população, alguns em cima do banco do ponto de ônibus devido à cheia, e a gente começou o trabalho ontem, estamos finalizando aqui agora essa limpeza que é pra voltar com a calçada limpinha sem poeira e sem lama e esperamos que, se chover, não tenhamos mais problemas, nem aqui e nem no Parque Regadas onde amanhã a gente vai estar dando continuidade. No início da próxima semana a gente vai estar finalizando lá também”, pontuou o secretário de Serviços Públicos.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE