Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alterada lei que criou carteira de identificação de brigadista voluntário

Medida amplia necessidade de certificação, atribui prazo para o documento e determina multa em caso de descumprimento

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quarta-feira, 10, o projeto de lei 1.439/19, do deputado Gustavo Tutuca (MDB), que altera a Lei 8.239/18, que criou a Carteira de Identificação Funcional de Brigadista Voluntário de Incêndio (BVI). A proposta seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la. Este tipo de brigadista é aquele treinado para exercer, sem exclusividade de função, as atividades básicas de prevenção e combate a incêndios em uma empresa, condomínio residencial, centro comercial ou posto de gasolina. O brigadista voluntário atua sempre em conjunto com o bombeiro profissional civil.

Atualmente, a medida vale para aqueles brigadistas vinculados a empresas com mais de 20 funcionários, bem como condomínios residenciais de 5 ou mais andares, centros comerciais e postos de gasolina. Com a proposta do deputado Tutuca, a obrigatoriedade do registro passará a incluir os brigadistas de hospitais, de unidades de ensino e de estações de trem, metrô e barcas e vilas com mais de cinco residências. O texto prevê ainda a instalação de botões de pânico ligado ao corpo de bombeiro mais próximo em vilas com alto índice de moradores idosos.
O documento, que pode passar a ter validade de 1 ano renovável por mais um, também poderá ser emitido por empresas indicadas pelas entidades de classe (e não somente por essas entidades, como acontece hoje). A mudança também propõe que os brigadistas atuem somente nos lugares treinados para escape de pessoas.A norma também pode passar a contar com uma sanção de R$1.850,00 (150 UFIR-RJ), podendo ser dobrada em caso de reincidência. A fiscalização e aplicação das sanções fixadas caberá ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Evento gratuito reúne empreendedores e promove rodada de negócios em Teresópolis

Pedestre morre atropelado por motociclista no Bom Retiro

LEÃO SOLIDÁRIO EM TERESÓPOLIS: Parte do Imposto de Renda pode ser convertida em benefícios para programas sociais

Corrida pela Conscientização do Autismo reúne grande público em Teresópolis

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE