Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alto índice pluviométrico em Teresópolis castiga vários bairros e põe Defesa Civil em estágio de atenção

Luiz Bandeira

Equipes da Prefeitura seguem na limpeza das vias públicas, desobstrução e reparos de galerias pluviais em vários bairros após a forte chuva que atingiu a cidade nesta segunda-feira, 23. A Defesa Civil Municipal opera em estágio de atenção, com equipes de prontidão 24 horas. De acordo com o Centro de Monitoramento e Comunicação da DC, os maiores índices pluviométricos registrados em 24 horas foram 124,02 mm no Panorama, 120,52 mm no São Pedro, 119,2 mm no Barroso, 105,4 mm no Rosário e 88,8 mm no Vale da Revolta. Importante frisar que no fim da tarde desta segunda-feira, 23, em menos de uma hora, houve precipitação com altos volumes pluviométricos, no Panorama, por exemplo, nesse curto espaço de tempo 60 mm de chuva causaram o rompimento do sistema de águas pluviais da Rua Oscar José da Silva, onde formou um buraco na via que seria opção ao tráfego de veículos durante interdição do Corte da Barra para obras de contenção de encosta, por conta desse incidente o início dos trabalhos do DNIT na Avenida Presidente Roosevelt, foi adiado.

A equipe de reportagem do jornal O Diário e Diário TV esteve na tarde desta terça-feira, 24, na Rua Pastor Cassiano Ricardo, na Barra do Imbuí onde uma barreira caiu sobre uma casa e interditou toda uma servidão, impedindo inclusive a saída de um veículo que ficou preso na garagem. A casa atingida pela barreira foi parcialmente destruída e as pessoas que moravam nela precisaram ser alojadas em casa de parentes. Ainda é possível ver muitas pedras soltas, terra e vegetação, postes tombados e fiação rompida, há o risco de novo deslizamento no local. A Defesa Civil também monitora a situação nessa localidade.

Na Rua Pastor Cassiano Ricardo, Barra do Imbuí, uma barreira destruiu parcialmente uma residência e provocou a interdição de outras casas vizinhas

Até o final da madrugada desta terça-feira, 24, foi possível contabilizar o registro de 27 ocorrências, sem vítimas, em 11 bairros. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social prestaram atendimento na Vila Muqui, onde cinco casas foram interditadas, os moradores estão alojados com parentes e amigos. Essas famílias agora estão cadastradas para receber aluguel social e cesta básica emergencial. No Rosário e no Vale da Revolta, únicos bairros onde as sirenes foram acionadas, os moradores receberam apoio dos agentes da Defesa Civil durante o acionamento.

Nas redes sociais o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Vale da Revolta, Judas Tadeu Florêncio, relatou uma situação de risco ao qual passam moradores do bairro, um dos que receberam maiores volumes de chuva. Em vídeo o morador mostra um local onde uma barreira ameaça as casas que ficam abaixo e pede ajuda, já que os moradores daquele bairro enfrentam dificuldade para minimizar os riscos que correm em períodos de muita chuva, como atualmente. Quem puder e quiser ajudar pode procurar a associação de moradores do Vale da Revolta, quilômetro 83 da BR-116.

Atenção

O secretário de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade está à frente das equipes e gravou um vídeo informando as ocorrências durante vistoria na Vila Muqui, “Nessa localidade nós estamos com quatro famílias sendo assistidas pelo Desenvolvimento Social, já foi promovida a retirada delas e as nossas equipes estão auxiliando na retirada dos pertences. Por conta desse elevado volume de chuva nós tivemos alagamento em várias vias da cidade e tivemos também algumas vias que foram severamente prejudicadas por conta desse volume intenso de chuva. A recomendação à população é para que ela fique atenta aos alertas da defesa Civil e em caso de emergência faça o contato através do 199, porque nós temos quatro equipes de pronto emprego pra poder fazer o registro das ocorrências e fazer o atendimento pra essa população. Fiquem atentos também aos alertas via SMS, porque com essa informação a população é avisada com antecedência”, alertou o secretário de defesa Civil.

O telefone de emergência 199 funciona 24 horas e o atendimento também pode ser solicitado pelo (21) 2742-7025 que recebe mensagens via WhatsApp.

Compartilhe:

Edição 18/01/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis divulga nota sobre briga na Feirinha do Alto

Em visita a Teresópolis, Governador anuncia liberação de R$ 23 milhões para o município

Aberto o período das cachoeiras e rios em Teresópolis e região

“Ladrão de leite em pó” ataca drogarias e farmácias em Teresópolis

Meio Ambiente realiza fiscalização de descarte irregular de lixo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE