Na tarde da última segunda-feira (25), alunas da oficina de automaquiagem, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), participaram de uma cerimônia de conclusão, realizada no Athos Hotel, no bairro do Alto. A celebração contou com a presença de autoridades e familiares das alunas.
As oficinas foram realizadas ao longo de três meses nos CRAS Alto, Barra, Bonsucesso, Meudon, Prata e São Pedro, e contaram com a participação de 33 pessoas, com idades entre 9 e 78 anos, comprovando o caráter diverso das atividades oferecidas pela Assistência Social. Durante as aulas, ministradas pela orientadora social Wanderléia Coutinho, as alunas aprenderam técnicas de automaquiagem e também foram incentivadas a desenvolver outras atividades voltadas para o convívio social, a elevação da autoestima e o cuidado com a saúde mental.

A aluna Maria Clara Oliveira, de 16 anos, falou sobre a importância da oficina: “Eu achei a oficina incrível! Eu era uma pessoa muito ansiosa, e ela me ajudou bastante no autocontrole e em diversas outras áreas da minha vida. Para mim, foi um ponto crucial, porque contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e também para melhorar minhas relações interpessoais. Agradeço à nossa orientadora, pois cheguei à oficina achando que sabia muita coisa e aprendi que, na verdade, ainda tinha muito o que aprender. Espero evoluir daqui para frente e, cada vez mais, aprimorar minhas habilidades em automaquiagem.”

A primeira-dama, Cláudia Vasconcellos, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Graça Granito, a subsecretária da pasta, Tania Iorio, e o empresário Rogério Preciliano estiveram presentes, prestigiando o evento.
“Me sinto abençoada por poder fazer parte deste momento tão especial na vida dessas meninas e mulheres, e por poder dizer a elas como vale a pena acreditar nas políticas públicas do nosso município. Tenho certeza de que essa oficina marcou positivamente a vida de cada uma das alunas e que os ensinamentos adquiridos ao longo desses três meses serão levados para toda a vida”, declarou a primeira-dama, Cláudia Vasconcellos.
Durante a cerimônia, a coordenadora do CRAS Prata, Mariza de Souza Ferreira, que irá se aposentar nos próximos meses, foi homenageada por colegas e alunas em reconhecimento aos seus 37 anos dedicados ao serviço público. Além dela, o empresário Rogério Preciliano, um dos apoiadores do projeto, que disponibilizou o local para a realização da cerimônia e ofereceu um coquetel de encerramento, também foi homenageado pelas contribuições à sociedade teresopolitana.
O encerramento contou com a apresentação musical do orientador social Vitor Collins e das alunas da oficina de música, Dailani e Sofia. Além da entrega dos certificados de participação, cada aluna recebeu um mini kit de maquiagem para continuar praticando os ensinamentos da oficina, e todas participaram do sorteio de cestas de maquiagem.
As inscrições para a oficina de automaquiagem dos CRAS estão abertas. Os interessados podem procurar a secretaria do CRAS de referência para obter mais informações.