Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alunos da Rede Ceja já podem fazer a inscrição, de forma gratuita, no Exame Estadual de Certificação

Inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 14 de abril na secretaria de uma das 59 escolas da rede estadual que integram a Rede Ceja

Estudantes interessados em concluir os ensinos Fundamental e Médio já podem se inscrever para o exame estadual de certificação da Rede Ceja – Centro de Educação de Jovens e Adultos, conhecido como “Provão do Ceja”. Serão 500 vagas por escola, totalizando 29 mil, e é preciso ter matrícula ativa para fazer a prova, que será aplicada em maio.

A inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 14 de abril, na secretaria de uma das 59 escolas da rede estadual que integram a Rede Ceja, administrada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O candidato vai poder se inscrever em um único nível de ensino (Fundamental ou Médio).

– A Rede Ceja promove mais uma oportunidade para quem deseja concluir os ensinos Fundamental e Médio por meio da realização do exame estadual de certificação. Dá tempo de aprofundar os estudos e, em maio, fazer a prova e sair com o diploma em mãos. E, aqueles que ainda não estão matriculados, não podem perder tempo e devem procurar a escola para efetivar a matrícula e ter a chance de participar do Provão do Ceja – destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho. 

O certificado será concedido ao aluno que passar na prova, a ser realizada por área de conhecimento: Ciência da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia e História) e Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa). Os parâmetros de avaliação e certificação são os definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
Portaria institui normas de avaliação
 
Essa é a segunda edição do Provão do Ceja, que voltou a ser realizado após 20 anos com a publicação da portaria nº 569 de 26 de maio 2022, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede Ceja no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira portaria, após a criação, em 29 de maio de 1980, da modalidade de ensino em que a rede funciona (metodologia semipresencial), que trata exclusivamente da avaliação e da criação de exames de certificação.

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE