Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Alunos do Senac Teresópolis vão realizar Serra Folia

Evento gratuito reunirá formadores de opinião, exposição e apresentação de ritmistas

Alunos da turma 2019-2020 do curso de Organizador de Eventos da unidade Teresópolis do Senac RJ, criaram um projeto inovador de cunho sociocultural para encerrar o ciclo da capacitação: o Serra Folia. O evento será realizado no dia 6 de fevereiro, no Teatro Sesc Teresópolis, e reunirá expoentes da folia serrana em debates, exposição e apresentações musicais. A agenda do Serra Folia conta com duas mesas redondas, intituladas "Ô abre alas que eu quero passar" e "Eu quero botar meu bloco na rua..", que contarão com as presenças da historiadora Regina Carmela, reconhecida pelo projeto Reminiscências, que pesquisa e registra a história de Teresópolis; do criador e apresentador do programa "Patrimônio do Samba", Gilson Medeiros; do escritor e autor do livro "Por um dia de carnaval", sobre o bloco mais antigo da cidade, o Piranhas da Serra, Mário Aranha; e do fundador e presidente de honra do bloco Bebe Rindo, Walter Museu. Os debates serão mediados por Ana Maria Machado, secretária executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas Teresópolis.
O público também poderá apreciar a exposição de adereços, fantasias e fotografias que retratam a história do carnaval de Teresópolis, resgatando a tradição da folia local. Os ritmistas da bateria Tigres da Serra completam a programação do Serra Folia, que contará ainda com sorteio de brindes entre os participantes.
A proposta do Serra Folia é resgatar a história do carnaval de Teresópolis, divulgar os blocos como opções seguras e divertidas para a folia, ajudar a fomentar o turismo na cidade durante o período do carnaval e, consequentemente, incrementar a economia local. Colocando em prática os ensinamentos da sala de aula do curso de Organizador de Eventos do Senac RJ, os formandos desenvolveram todo o projeto desde o planejamento até a execução, incluindo a captação de recursos e a promoção, tendo atenção a etapas primordiais, como o cerimonial e protocolo do evento.
O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 74 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Serviço
Serra Folia – Teresópolis 2020
Teatro Sesc Teresópolis – Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea
Quinta-feira, 6 de fevereiro, a partir das 19h
Capacidade do teatro: 200 pessoas
Entrada gratuita

 
Programação
19h – Abertura
19h20 – 1ª mesa redonda – "Ô abre alas que eu quero passar". Gilson Medeiros e Regina Carmela. Mediadora: Ana Maria Machado
20h – Apresentação da bateria Tigres da Serra e sorteio
20h30 – 2ª mesa redonda – "Eu quero é botar meu bloco na rua”. Mário Aranha e Walter Museu. Mediadora: Ana Maria Machado
21h10 – Agradecimentos
21h30 – Apresentação da bateria Tigres da Serra e sorteio

 

Tags

Compartilhe:

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Corpo de Bombeiros localiza homem desaparecido em área de mata em Petrópolis

Auto nordestino, homenagens aos pais e tributo ao Folclore marcam as apresentações do Cultura de Raiz

Atendimento no Mamógrafo Móvel chega em Teresópolis

Patrimônio do esporte, praça que homenageia Brian Santos pede socorro

Parque Montanhas, um convite para iniciar no montanhismo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE