ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Apagões foram causados por incêndio em vegetação

Data: 11/09/2019

De acordo com a Enel, concessionária responsável pela prestação do serviço no município, o problema aconteceu devido a um incêndio em vegetação - Marcello Medeiros

No início da tarde desta terça-feira (10), moradores de diversos bairros de Teresópolis registraram quedas seguidas de energia elétrica. Em alguns casos, os “apagões” duraram um longo período e teriam causado até problemas em equipamentos como elevadores. Na Várzea, alguns sinais de trânsito apresentaram problemas devido à instabilidade na rede, sendo necessária a intervenção de agentes da Guarda Civil Municipal para evitar acidentes em cruzamentos movimentados. De acordo com a Enel, concessionária responsável pela prestação do serviço no município, o problema aconteceu devido a um incêndio em vegetação nas proximidades da Estrada União Indústria, em Petrópolis, e também acabou afetando Teresópolis porquê a energia que abastece o município é oriunda de rede na cidade vizinha.
“A Enel Distribuição Rio informa que uma linha de transmissão que atende parte da cidade de Teresópolis desarmou no início da tarde de hoje (10/09) devido a uma queimada de grandes proporções na região de Nogueira, em Petrópolis. A alta temperatura causou curtos-circuitos em partes da linha, afetando o fornecimento de energia para o Centro de Teresópolis. O serviço já foi restabelecido remotamente pela Enel. Equipes estão atuando no local para inspeção das estruturas e cabos”, informou a concessionária em nota encaminhada para a redação do Diário e Diário TV.
Após publicação de nota sobre a situação na página do jornal na rede social Facebook, dezenas de pessoas relataram problemas enfrentados em diversos bairros de Teresópolis. “Nossa, aqui no Alto faltou umas três vezes... O que houve?”, questionou a leitora Adriana Martins. “Bairro dos Funcionários foi umas quatro vezes, mas já voltou”, comentou Silvana Silva. “Na Barra do Imbuí também. Já fiz meu protocolo com a Enel”, pontuou Ester Silva. “Jardim Serrano começou 12h20 e acabou várias vezes”, disse Jane Duarte. “Aqui no Alto um dos elevadores já queimou a placa, não deixem nada ligado nas tomadas, pois quando queimam e eles não pagam”, alertou Julio Vaz. “Aqui no Meudon já perdi a conta de quantas vezes caiu, e ainda continua”, comentou Edna Lima.

Bandeira vermelha continua em setembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária para setembro de 2019 continuará na cor vermelha no Patamar 1, a mesma de agosto. Isso significa que haverá uma cobrança extra de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em julho vigorou a cobrança da bandeira tarifária amarela, na qual há um acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos. De acordo com a Aneel, a decisão de manter a bandeira no patamar vermelho 1 foi tomada devido ao fato de uma parcela significante da energia ser fornecida por meio de usinas termelétricas, que têm custo de geração de energia mais alto. Também pesou na decisão a diminuição do volume de chuvas, com a intensificação da estação seca.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos com fbase nas condições de geração. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico– GSF, na sigla em inglês, e o preço da energia (PLD). Segundo a agência, o cenário favorável reduziu o preço da energia para o patamar mínimo, o que "diminui os custos relacionados ao risco hidrológico e à geração de energia de fontes termelétricas", possibilitando a manutenção dos níveis dos principais reservatórios próximos à referência atual.

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maior festival multicultural do país abre inscrições na próxima semana

Estácio Teresópolis participa de ação no Dia Mundial da Limpeza

Teresópolis sedia mais uma edição do "Domingo Natural Integrativo"

Conselho Tutelar: 23 candidatos concorrem ao cargo em Teresópolis

Tite inclui Gabigol entre os convocados para amistosos da seleção

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ