Taxistas interessados em se cadastrar no aplicativo Taxi.Rio.Cidades devem comparecer à Prefeitura nesta quinta-feira, 07. Com a coordenação das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública, o cadastro e o treinamento para uso do aplicativo em Teresópolis será realizado no Teatro Municipal, no segundo piso da Prefeitura, das 10h30 às 12h30. Os taxistas devem apresentar o Alvará 2022. Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a aderir ao novo aplicativo para táxis do Rio de Janeiro. O Prefeito Vinicius Claussen, o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Vasconcellos, autor da moção que indicou a implantação do aplicativo no município, assinaram, no último dia 18, o convênio de adesão ao aplicativo Taxi.Rio.Cidades.
“O cadastramento não é obrigatório, é espontâneo, mas esperamos que o máximo de motorista faça essa adesão. Vai ser bom para todos, para o motorista e para o passageiro. Vai facilitar muito porque se um taxista estiver voltando de uma corrida por exemplo, já pode ser chamado para outro e nem precisa da saída no ponto. E também tem esses descontos para os passageiros”, enfatiza o Presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresópolis, Onofre Correa, que agradeceu ainda o empenho do governo municipal para a efetivação desse projeto. “Nós do sindicato, que é uma entidade sem fins lucrativos, não teríamos condições de desenvolver esse aplicativo”, pontuou.
Desenvolvido pela equipe técnica da IplanRio (Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Rio de Janeiro) e em uso pelos taxistas da cidade carioca, o Taxi.Rio.Cidades permite aos passageiros acionar o serviço pelo smartphone em qualquer hora do dia. O aplicativo traz as opções de formas de pagamento e as faixas de desconto, que variam entre 10% e 40%, determinadas pelo taxista. Também traz dados sobre a localização do taxista mais próximo, entre outras informações. Entre os benefícios para o passageiro estão o preço fixo, transparente e com previsibilidade; maior segurança ao utilizar o táxi, um meio de transporte homologado; possibilidade de compartilhamento da corrida, com maior segurança; e maior facilidade e oferta de táxis na palma da mão. Para os taxistas, entre os benefícios podem ser listados: aumento na geração de renda local; maior padronização do serviço prestado pelos taxistas; gestão eficiente da frota de táxis em tempo real; melhoria da mobilidade urbana, com maior segurança para os profissionais, passageiros e turistas; todo o cadastro do taxista na plataforma é validado por órgão público competente.
Marcello Medeiros
O aplicativo traz as opções de formas de pagamento e as faixas de desconto, que variam entre 10% e 40%, determinadas pelo taxista
Fotos: André Lopes – O Diário de Teresópolis
“O cadastramento não é obrigatório, é espontâneo, mas esperamos que o máximo de motorista faça essa adesão. Vai ser bom para todos, para o motorista e para o passageiro”, destaca Onofre Correa