Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Armadilha fotográfica flagra onça-parda no Parque dos Três Picos

Registro aconteceu no município de Cachoeiras de Macacu, vizinho a Teresópolis

Hora da onça beber água: segundo maior felino das américas, uma onça-parda (Puma concolor), foi flagrada recentemente por armadilhas fotográficas no município de Cachoeiras de Macacu, vizinho a Teresópolis, no território do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), maior parque estadual do Rio de Janeiro e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O animal, ameaçado pela expansão da interferência humana em seu habitat natural, é símbolo da região e o registro é de extrema importância para a observação e identificação da espécie e seus indivíduos.

O flagrante foi feito pelos ambientalistas Juran Santos e Izar Aximoff na fronteira do PETP com a Reserva Ecológica de Guapiaçu, reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural pelo órgão ambiental. O monitoramento de animais no local é feito por meio de 20 armadilhas fotográficas com câmeras que foram disponibilizadas por meio do projeto Aventura Animal. O equipamento auxilia a equipe do parque no monitoramento da qualidade ambiental da fauna. “A presença da espécie na unidade de conservação evidencia que o ecossistema da região está saudável, uma vez que a mesma está no topo da cadeia alimentar. A sobrevivência do felino no parque indica também que o ambiente proporciona condições para que isto aconteça. Como gestores, isso nos enche de alegria e orgulho”, celebrou o presidente do Inea, Philipe Campello.

A onça-parda, também conhecida como Suçuarana e Leão-baio, alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre. A espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, de desertos quentes aos altiplanos andinos, com maior atividade ao entardecer e à noite.

Sobre o parque

Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

O flagrante foi feito pelos ambientalistas Juran Santos e Izar Aximoff na fronteira do PETP com a Reserva Ecológica de Guapiaçu. Foto Projeto Aventura Animal

Edição 22/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Justiça manda Vinícius pagar o que deve à Viação e empresa não vai cobrar a passagem dos idosos

Festival Sesc de Inverno confirma 15 atrações musicais

Golpista usa nome da Naturgy para lucrar em Teresópolis

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

MPRJ lança canal específico para receber denúncias relacionadas às eleições municipais

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE