Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Arquipélago, o point de escalada da Teresópolis-Itaipava

“Ilhas de pedra” têm diversas vias e um visual espetacular para montanhas da região

Várias “ilhas de pedra”, cercadas por um mar de capim-gordura. Com essa característica, foi batizado de “Arquipélago” um grande point de escalada esportiva localizado entre Teresópolis e Petrópolis. O local é de fácil acesso, mas as vias de escalada, nem tanto. Existem de 3º ao 8º graus, sempre exigindo muita força e/ou técnica do escalador. Os estilos vão desde as clássicas fendas de outrora como as exigentes vias esportivas da atualidade. A extensão das vias, no entanto, não passam de 30 metros. Mas o legal é que há muitas possibilidades no local, já que não foram explorados nem 10% dos blocos. A rocha trata-se do tradicional granito da Serra dos Órgãos, mas com inúmeras fendas e vários blocos com agarras e regletes. Também há muita aderência – onde o escalador progride utilizando o atrito das mãos e sapatilhas, havendo pouca ou nenhuma agarra – porém a rocha é bem áspera.

http://play.radios.com.br/205846
Via “Buraco dos Prazeres”, onde força e técnica são fundamentais


Há cinco blocos principais, divididos assim: * Bloco 01 (Salão Verde), com as vias Metrô dos Largatos, 3º, uma grande fenda em diagonal, exigindo camalots (material de proteção móvel) grandes e repetidos; uma pequena chaminé excelente para iniciantes e uma linda fenda simétrica, conquista do escalador Bruno Menescal graduada em 6º grau. * Bloco 02 (Catchapoing) – Vias “A Ira de Thor”, 8c; boulder da Apalca Baby, 7a; boulder do Cream Cracker, 5º, podendo ser escalado em top rope (segurança de cima). * Bloco 03 – Um dia a casa cai, 6º/A2, aderência e fenda, friends grandes, excentrics. Atenção: Não utilize a frágil laca no começo da via. * Bloco 04 – Doces fissuras, 7a, aderência. * Bloco 05 – Podres poderes, 6º; Satisfaction, 6º VIIa; Buracos dos Prazeres 7a; e Retrocesso Vertical, 7b, uma bela fenda protegida com friends pequenos e médios.
Em 2007, os escaladores Mauro Mello e Bruno Mibielli abriram o boulder “Ponta do Iceberg” (V), no caminho para o mais conhecido do local, o “Cream Cracker”. “São vias de todos os estilos e com várias possibilidades de se abrir novas, com proteção fixa ou móvel”, lembra Maurinho.

Contra-luz na via “A Ira de Thor”, que fica no bloco do “Cream Cracker”

Como chegar
Descendo em direção à Itaipava, parar em grande corte no barranco à esquerda pouco depois do famoso mirante, abaixo da curva da Ferradura. Vindo de Petrópolis, a referência é o local onde uma grande pedra foi dinamitada (havendo dezenas de pequenos blocos nas duas margens da rodovia). A entrada fica à direita, pouco depois dessa obra. A caminhada é curta, mas a dica é ir de calça, pois há várias plantas com espinho no meio do “mar” de capim gordura.

Croquis e mais dicas
Para obter os croquis e mais informações sobre as vias citadas e outras conquistadas recentemente, a grande dica é acessar o site www.escaladas.com.br


Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Regras do Pix mudam a partir de novembro

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Morte de motociclista no trânsito comove os teresopolitanos

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE