Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Arquipélago, o point de escalada da Teresópolis-Itaipava

“Ilhas de pedra” têm diversas vias e um visual espetacular para montanhas da região

Várias “ilhas de pedra”, cercadas por um mar de capim-gordura. Com essa característica, foi batizado de “Arquipélago” um grande point de escalada esportiva localizado entre Teresópolis e Petrópolis. O local é de fácil acesso, mas as vias de escalada, nem tanto. Existem de 3º ao 8º graus, sempre exigindo muita força e/ou técnica do escalador. Os estilos vão desde as clássicas fendas de outrora como as exigentes vias esportivas da atualidade. A extensão das vias, no entanto, não passam de 30 metros. Mas o legal é que há muitas possibilidades no local, já que não foram explorados nem 10% dos blocos. A rocha trata-se do tradicional granito da Serra dos Órgãos, mas com inúmeras fendas e vários blocos com agarras e regletes. Também há muita aderência – onde o escalador progride utilizando o atrito das mãos e sapatilhas, havendo pouca ou nenhuma agarra – porém a rocha é bem áspera.

http://play.radios.com.br/205846
Via “Buraco dos Prazeres”, onde força e técnica são fundamentais


Há cinco blocos principais, divididos assim: * Bloco 01 (Salão Verde), com as vias Metrô dos Largatos, 3º, uma grande fenda em diagonal, exigindo camalots (material de proteção móvel) grandes e repetidos; uma pequena chaminé excelente para iniciantes e uma linda fenda simétrica, conquista do escalador Bruno Menescal graduada em 6º grau. * Bloco 02 (Catchapoing) – Vias “A Ira de Thor”, 8c; boulder da Apalca Baby, 7a; boulder do Cream Cracker, 5º, podendo ser escalado em top rope (segurança de cima). * Bloco 03 – Um dia a casa cai, 6º/A2, aderência e fenda, friends grandes, excentrics. Atenção: Não utilize a frágil laca no começo da via. * Bloco 04 – Doces fissuras, 7a, aderência. * Bloco 05 – Podres poderes, 6º; Satisfaction, 6º VIIa; Buracos dos Prazeres 7a; e Retrocesso Vertical, 7b, uma bela fenda protegida com friends pequenos e médios.
Em 2007, os escaladores Mauro Mello e Bruno Mibielli abriram o boulder “Ponta do Iceberg” (V), no caminho para o mais conhecido do local, o “Cream Cracker”. “São vias de todos os estilos e com várias possibilidades de se abrir novas, com proteção fixa ou móvel”, lembra Maurinho.

Contra-luz na via “A Ira de Thor”, que fica no bloco do “Cream Cracker”

Como chegar
Descendo em direção à Itaipava, parar em grande corte no barranco à esquerda pouco depois do famoso mirante, abaixo da curva da Ferradura. Vindo de Petrópolis, a referência é o local onde uma grande pedra foi dinamitada (havendo dezenas de pequenos blocos nas duas margens da rodovia). A entrada fica à direita, pouco depois dessa obra. A caminhada é curta, mas a dica é ir de calça, pois há várias plantas com espinho no meio do “mar” de capim gordura.

Croquis e mais dicas
Para obter os croquis e mais informações sobre as vias citadas e outras conquistadas recentemente, a grande dica é acessar o site www.escaladas.com.br


Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ginásio Pedrão recebe o Festival Teresopolitano de Vôlei

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE