Por volta das 5h desta quinta-feira, 24, a proprietária de um salão de beleza no início Avenida Delfim Moreira, na Várzea, recebeu uma ligação com uma péssima notícia: seu estabelecimento havia sido invadido. “Eu estava dormindo e uma amiga passou, viu arrombamento e me ligou. Quando cheguei aqui a polícia estava no local para averiguar. Quero pedir que toda a população de Teresópolis faça sua parte, pois estamos tendo muitos assaltos nas casas e lojas na Delfim Moreira. Quem ver alguém mexendo que denuncie, que ajude. Hoje fui eu e amanhã pode ser outro. Vamos chegar a esses indivíduos. Já está difícil, estamos tentando sobreviver ainda nessa crise da pandemia e ainda estamos tendo esse tipo de problema”, relatou Márcia Takayas enquanto aguardava a perícia da Polícia Civil. Ela não foi a primeira vítima desse crime na Delfim Moreira recentemente. Dias atrás, uma loja de acessórios para celular também foi arrombada. Na semana passada, um pub ma mesma avenida, mas no Vale do Paraíso, foi invadido – assim como uma loja ao lado. Nesses últimos casos, imagens do circuito de segurança registraram as ações criminosas, realizadas por três homens durante a madrugada.
Nesta quinta-feira, tentamos contato com o Comando do 30º Batalhão de Polícia Militar para falar sobre tal demanda. Porém, não havia agenda disponível para atender à nossa equipe. Dessa forma, entramos em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, no Rio de Janeiro. Em nota, foi informado que “a Corporação atua de forma ostensiva, empregando o policiamento diuturnamente em todo o território do Rio de Janeiro, distribuindo o efetivo estrategicamente de acordo com a análise da mancha criminal das regiões. Vale ressaltar que operações pontuais são realizadas rotineiramente com o objetivo de reprimir ações criminosas nas áreas de atuação dos batalhões” e ainda “vale ressaltar que, de acordo com os números compilados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, tivemos o registro de três roubos a estabelecimentos comerciais na área de policiamento do 30ºBPM (Teresópolis). Nos dois primeiros meses deste ano, nenhum roubo foi registrado”.
A Polícia Militar ressalta que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias. Em Teresópolis, os números para passar informações, que podem ser feitas de forma anônima, são 190, 2742-7755 e 99817-7508. “Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada”, destaca a PM.
Foto: Mais uma loja arrombada na Delfim Moreira, dessa vez um salão logo no início da avenida