Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Artistas promovem Festival de Circo em Teresópolis sem aglomeração

Atividade cultural em forma de cortejo será realizada no dia 30 com medidas de segurança para evitar aglomeração

A diversão cultural e a alegria do circo, que estavam bem longe do público desde o início de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, estarão de volta a Teresópolis através do trabalho de artistas locais. Eles encontraram uma forma de conseguir levar sua arte ao público nas ruas e ainda respeitar medidas de proteção contra a Covid-19. O Festival Serrano de Circo tem o objetivo de promover um pouco de amenidade e sorrisos em tempos tão difíceis e chega a Teresópolis no dia 30 de janeiro, depois de passar por Nova Friburgo e Petrópolis.

A organização do evento fica por conta da trupe do Circônflexo, uma família que dedica a vida a arte e que já é parte fundamental do cenário cultural do município. 
“A gente ficou muito em casa sentindo essa saudade de contato com o público e vamos trazer o primeiro Festival Serrano de Circo que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc. Estamos junto aos artistas de Teresópolis, Petrópolis e Friburgo, que no total somos 12, fazendo a alegria da galera, mas claro que tomando todas as precauções, usando máscaras, tomando cuidado com aglomerações e o próprio público é orientado a tomar os cuidados”, explicou Dryele Soares.
A escolha pelo formato de apresentação em cortejo é também uma forma de exaltar a tradição circense de percorrer as ruas das cidades onde os artistas chegavam.
“Foi muito bem pensado, na verdade nossa equipe sempre pensou em uma possibilidade de ocupar as ruas, como fazemos há anos e anos, só que seria injusto a gente causar aglomeração, traria um risco para o público e  para os artistas. A preocupação é mutua. Dessa maneira, no cortejo a gente vai percorrer da Praça de Santa Tereza até a Praça Olímpica. Vai ser um trecho curto, que a gente pede ao público que compareça, mas não acompanhe o nosso cortejo o tempo inteiro. Todo mundo de máscara com o devido distanciamento. Afinal o nosso objetivo com a cultura é trazer um pouco de leveza, sarar um pouquinho dessa problemática toda que a gente está vivendo nesse momento tão difícil e o papel do artista é justamente ocupar as lacunas que a gente vê na sociedade com essas mazelas”, enfatizou Ivo Bernardo. 
O festival teve início com a apresentação realizada em Nova Friburgo no dia 16, em Petrópolis é no dia 23 e em Teresópolis no dia 30, a partir das 11 da manhã. Mas não fica só por aí, já que o grupo de artistas ainda promoverá no mesmo dia outro evento circense, nos mesmos moldes na parte da tarde: “Saindo da Praça de Santa Tereza no dia 30, serão dois projeto em Teresópolis. O Festival Serrano de circo será as 11 horas da manhã no dia 30. Mas na parte da tarde, saímos novamente, às 14 horas haverá um segundo cortejo com a turma Malabaguita. Cada cortejo terá 12 artistas: perna- de-pau, malabarismo, música, alegria, saúde, público na rua e todos curtindo esse momento de alegria.
A programação que conta com 12 artistas circenses e músicos é uma realização da Trupe Circônflexo e da Associação Centro Cultural Viva, com Produção do Circo Viva. Apoio Marina Bravo e Jornal O Diário de Teresópolis.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inscrições para Chamada Pública da Agricultura Familiar para compor a merenda escolar terminam na próxima quarta-feira

Vacinação no Teresópolis Shopping

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE