Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

As belezas de Teresópolis vistas da Serra dos Cavalos

Famoso “morro” cercado por bairros permite admirar a cidade e seu entorno de maneira singular

Marcello Medeiros

Mesmo vilipendiada de várias maneiras, a Serra dos Cavalos ainda é uma excelente opção para admirar Teresópolis e suas belezas de um ângulo privilegiado, de cima. Do seu cume, a 1.430 metros de altitude, se contempla paisagens magníficas de todo entorno, de belezas naturais a pontos turísticos criados pela mão do homem. No último fim de semana, mais uma vez encarei a íngreme subida para me deleitar com as belezas da nossa serra.

Cenário de cartão postal, visto da crista da Serra dos Cavalos: A imponente Serra dos Órgãos, CBF e Lago do Comary. Foto: Marcello Medeiros

Existem três maneiras para se chegar ao topo, pelos bairros do Jardim Meudon, Rosário e Santa Cecília. O caminho mais fácil e procurado é pela última comunidade. A entrada da trilha fica na Rua Padre Feijó, próximo ao número 266. A referência é, curiosamente, um grande abacateiro na beira da via pública. Dali até o ponto mais alto são menos de dois quilômetros, vencidos em cerca de uma hora. O primeiro trecho é mais íngreme. Quando se chega à crista, a vista para a Serra dos Órgãos, campos da CBF e Lago Comary já é impactante.

Um dos campos da Granja Comary e o clube que leva o nome do bairro. Foto: Marcello Medeiros

Além do cenário de cartão postal dos principais atrativos turísticos do município, do imponente Dedo de Deus, a cada metro percorrido se compreende melhor a ocupação geográfica de Teresópolis e localização em meio a unidades de conservação ambiental. Da Serra dos Órgãos aos Três Picos, passando pelo Parque Natural Municipal, tudo é contemplado de incomum ângulo. A vista aérea para Feirinha do Alto, Clube Comary e o complexo do Caxangá são outro diferencial. Do último, é possível ver inclusive o desenho de um navio formado pelas dependências do abandonado clube.

Turismo: A Feirinha do Alto e suas coloridas barracas se destacam. Foto: Marcello Medeiros

Os três parques
Outro ponto que precisa ser destacado quando se fala na Serra dos Cavalos é que, do seu cume, fica evidente a importância e localização de Teresópolis, ficando claro que o município é cercado por três parques: Serra dos Órgãos, Três Picos e Montanhas (o da Pedra da Tartaruga).

Atenção na montanha
Praticar montanhismo não é como ir ao shopping. Mesmo em trilhas consideradas fáceis, como a Serra dos Cavalos, os iniciantes nesse esporte devem prestar bastante atenção, pois estarão se aventurando em ambiente natural e, consequentemente, estarão sujeitos a riscos diversos. Para evitar a possibilidade de problemas que podem gerar acidentes até fatais, alguns procedimentos devem ser tomados:

  • Siga sempre pelo caminho principal, geralmente mais batido e aberto, com pelo menos marca de passagem no solo.
  • Consequentemente, evite atalhos. Causam danos ao solo e vegetação e podem levar a locais perigosos, aumentando também o risco de se perder;
  • Se perceber que o caminho está errado, pare e tente encontrar a trilha novamente. Evite continuar seguindo em frente se não tiver certeza onde está. Uma dica é ir observando ponto a ponto da trilha, que podem servir de referência na hora de encontrar o caminho de volta.
  • Busque o máximo de informações sobre o local e/ou utilize mapas ou GPS. Para os passeios mais longos e de difícil orientação, a recomendação é buscar um guia.
  • Lanterna, agasalho tipo abrigo e água devem fazer parte do kit do caminhante, mesmo para passeios mais curtos. Um pé torcido pode render horas no meio da floresta. Além disso, o tempo pode mudar bruscamente.
  • Leve sempre um telefone celular carregado e avise a amigos e parentes onde está, com previsão de horário de retorno. Em caso de contratempos, eles podem fazer contato com o resgate. Atualmente, através do celular é possível enviar sua localização precisa.
Edição 15/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis marca presença no 7º Congresso Estadual de Turismo

Sine Teresópolis divulga 227 vagas de emprego

Balão foi causador de incêndio em área vizinha ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Teresópolis: Exames laboratoriais serão realizados em postos de saúde

16º GBM: Subtenente do quartel de Teresópolis brilha nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE