Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Atenção para casos de leptospirose durante enchentes e alagamentos

A ação segue orientações enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Teresópolis estará em um esforço para definir e acompanhar casos suspeitos de leptoespirose. A ação segue orientações enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Devido às fortes chuvas e enchentes que ocorrem na Região Serrana, o MS alertou os municípios desta área quanto ao risco de transmissão da leptospirose e outras doenças causadas pelo contato direto com água e lama contaminadas. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde estará orientando as equipes de vigilância locais para que haja identificação de casos suspeitos da doença entre a população atingida por desastres naturais.
“A infecção por leptospirose ocorre em humanos após exposição à urina de animais infectados. A bactéria entra no corpo através de lesões na pele exposta por longo período em água contaminada. Por conta disso, é de extrema importância que nossa população esteja ciente das formas de proteção e com um serviço médico pronto para o tratamento de casos ativos”, explicou a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli.

“É de extrema importância que nossa população esteja ciente das formas de proteção e com um serviço médico pronto para o tratamento de casos ativos”, explicou a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli

Em casos de enchente, casos suspeitos são registrados quando se enquadra em um destes critérios: exposição a enchentes e água contaminada; exposição a fossas e lixo contaminados; atividade com risco de exposição (coleta de lixo, por exemplo); vínculo com um caso positivo da doença; morar ou trabalhar em área cm risco de leptospirose.
Segundo a orientação do MS e SES-RJ, as amostras de casos suspeitos serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (LACEN-RJ). Estas amostras serão coletadas após o sétimo dia de sintomas. A leptospirose é tratada através de antibióticos aplicados durante a primeira semana do início de sintomas.

Tags

Compartilhe:

Edição 25/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dia do Servidor Público: Prefeitura de Teresópolis decreta ponto facultativo

Prefeitura de Teresópolis suspende obras da empresa Águas da Imperatriz

Paróquia de Santo Antônio terá fachada similar ao templo antigo

Golpista toma quase R$ 50 mil de entidade filantrópica em Teresópolis

Furto no Alto: câmeras registram funcionários de loja tentando deter suspeito

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE