Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Atendimento diferenciado no setor de Oncologia do Hospital São José

Equipe de enfermagem realiza iniciativas para auxiliar tratamento de pacientes

Buscando dar ainda mais conforto e segurança aos pacientes, a equipe de enfermagem do Ambulatório de Oncologia do HSJ – Hospital São José, RJ, promove duas iniciativas de sucesso: A consulta e a visita de enfermagem, direcionadas aos pacientes em quimioterapia. Ambas as atividades têm sido bem recebidas pelo público, que tem a oportunidade de esclarecer dúvidas e ter mais tranquilidade durante o tratamento.
Assim que recebem o diagnóstico com câncer os pacientes participam de conversa com a equipe de enfermagem, antes de iniciarem a quimioterapia. “Eles chegam para a primeira sessão assustados e cheios de dúvidas. Por isso realizamos o acolhimento, apresentando a eles informações como o que é a quimioterapia; se o cabelo vai cair; alimentos que podem ou não podem ingerir; entre outros dados”, explicou a Supervisora de Enfermagem da Oncologia, Alexandra Gallindo.
Além de esclarecer as dúvidas, a consulta de enfermagem fortalece o relacionamento entre a equipe que realizará o tratamento de quimioterapia e os pacientes. “Eles nos veem na consulta e quando chegam à sessão nos encontram novamente. Isso passa segurança e cria nosso vínculo”, comentou Alexandra. Galdino de Correa Carvalho Filho, de 68 anos, iniciou o tratamento quimioterápico e fala dos benefícios da consulta de enfermagem. “Aprendi como ocorre o procedimento e recebi um folder com informações complementares, o que me ajudou com as dúvidas. É muito importante que aconteça, pois nos deixa mais preparados para prosseguir”, disse. 

Equipe facilitadora
Quando os pacientes precisam ser internados é comum que acompanhantes e familiares procurem a equipe de enfermagem da Oncologia para esclarecerem dúvidas, devido ao vínculo criado durante a quimioterapia. Então, a equipe optou por realizar a Visita de Enfermagem semanalmente, atuando como facilitadores durante o processo de internação de pacientes oncológicos. “Quando visitamos esses pacientes podemos até ajudar a equipe de enfermagem da internação com informações sobre eles. Em virtude da nossa proximidade conseguimos também realizar ações como comemorações de aniversário, a exemplo do que aconteceu com o Sr. Sérgio Hiath, que não estava sentindo vontade de celebrar a ocasião e ficou mais à vontade com a nossa presença. Tem sido muito produtivo”, explicou Alexandra. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 05/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis, um celeiro de sabores e aromas

Mochileiro Podcast destaca as expedições em alta montanha

Mês das crianças com promoção no parque de diversões do Le Canton

Teresópolis: Debate mexeu com a intenção de votos, apontam pesquisas registradas

Mulher de Pedra ganha “laser nos olhos” com passagem de cometa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE