Com a maior delegação de sua história — 183 estudantes-atletas, 32 técnicos, 6 dirigentes e 6 assistentes — a equipe do Time RJ embarca para Brasília no dia 8 de setembro para representar o Estado do Rio de Janeiro nos Jogos da Juventude 2025, competição que será realizada entre os dias 10 e 25 de setembro e é destinada a atletas de até 17 anos.
Na modalidade de tênis de mesa, Teresópolis terá a representação de Bryan Tavares da Silva e Yasmin Boerher de Jesus, campeões dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). Ambos se classificaram após se destacarem na etapa estadual da competição, que define os representantes do Rio de Janeiro para os Jogos da Juventude.
“O Time RJ simboliza o esforço de milhares de jovens que sonham alto, treinam duro e acreditam no poder transformador do esporte. Levar nossa maior delegação da história, com representantes em todas as modalidades, mostra que o trabalho em equipe entre Estado, municípios, escolas e federações está gerando frutos. Estamos orgulhosos e confiantes em cada atleta que vai vestir as cores do Rio de Janeiro em Brasília”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Apoio do Estado
Em cerimônia realizada no Palácio Guanabara, na última quarta-feira (27), os atletas receberam do governador Cláudio Castro e do secretário Rafael Picciani todos os itens necessários para a competição. O kit inclui passagem aérea, uniforme de passeio personalizado (camisa, camiseta e bermuda), conjunto de agasalho, tênis, squeeze, sacochila, kit lanche de viagem e kit de higiene. A hospedagem, alimentação e transporte durante o evento são custeados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Jogos Juventude
Os Jogos da Juventude reúnem quase 5 mil jovens atletas de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país, que disputam medalhas em 19 modalidades esportivas. Organizado pelo COB e com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), o evento é considerado o maior do país para atletas de até 17 anos e tem sido fundamental na revelação de novos talentos desde sua primeira edição, em 2000.