No último domingo (20), o Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara, o nosso Pedrão, recebeu o BJJ Teresópolis Challenge, campeonato de jiu-jitsu que reuniu atletas das categorias masculina e feminina, em disputas intensas, marcadas por técnica e alto nível competitivo. Entre os destaques do evento esportivo, a garotada do CT Cavalcanti, projeto do professor Walney Cavalcanti realizado em São Pedro. Ele levou 55 competidores para os tatames e voltou para a academia com 53 medalhas.

Os lutares da CT Cavalcanti conquistaram 27 medalhas de ouro, 14 de prata, 12 de bronze, um cinturão absoluto e um troféu de primeiro lugar, além de um kimono, acumulando premiações e motivação para os jovens lutadores – que já retomaram os treinamentos para conquistar novos lugares em pódios não só em Teresópolis, mas em competições pelo estado. O CT Cavalcanti funciona na Rua Palmira Maria de Oliveira, 246, em São Pedro. O BJJ Teresópolis Challenge foi promovido pela ASAM e organizado pelo atleta João Vitor, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.




‘Terra do Jiu-Jitsu’
O Jiu-Jitsu, que em japonês se pronuncia “dju-djutsu”, que significa literalmente “arte suave”, “técnica suave” ou “arte flexível”, é uma arte marcial originalmente japonesa, criada e desenvolvida essencialmente para servir como vantagem militar para as sucessivas guerras entre clãs no Japão feudal. No Brasil, esse esporte se tornou uma referencia em estilo de luta, gerando diversos campeões espalhados pelo mundo que representam a bandeira do país. Apesar de Teresópolis ser conhecida como Capital Nacional do Montanhismo, cada vez mais são as artes marciais que dão ênfase ao nome do município ao redor do mundo, como é o caso do Jiu-Jitsu, que conta com diversos teresopolitanos exercendo o esporte e ganhando campeonatos internacionais.






