Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Audiência no fórum por causa dos maus tratos aos animais em Teresópolis

Ação proposta pelo MP pede providências contra o estado do Canil do Fischer

Wanderley Peres

Na última terça-feira, 4, audiência no fórum da Comarca, discutiu os interesses da causa animal, com a participação de representantes de protetores e de representante da Prefeitura, ré na Ação Civil Pública, Processo: 0810515-67.2023.8.19.0061, movida pelo Ministério Público e em curso na Primeira Vara Cível da Comarca.

Presentes o autor, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Teresópolis, representada pelo promotor Dr. Rafael Luiz Lemos de Souza, o representante do executivo municipal, a Subprocuradora Geral Dra. Mariana Vieira da Silva, e pelo Subsecretário Jurídico da Secretaria de Saúde, Dr. Maycon de Oliveira Rocha, a Sra. Josiane Domingos de Souza, Coordenadora do COPBEA (Coordenação de Proteção do Bem Estar Animal), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, e ainda Maria Elisabete Filpi, da Sociedade de Proteção Ambiental e Animal Grupo Estimacão; Elizabeth Simões Gomes, da ong Anjos Peludos, representadas pelo advogado Dr. Édio de Paula Ribeiro Júnior e a Dra. Cláudia Freitas Mateus.

Prefeito Vinicius Claussen, recebeu R$ 2 milhões e “sumiu com dinheiro” sem fazer as obras

Após ouvir as considerações das partes, por sugestão do MP, com a concordância de todos, foi estabelecido um acordo, provisório e temporário, com base nos pedidos da ação, para que a Municipalidade elabore, no prazo de até 60 dias, um Plano de Trabalho contemplando um relatório do conjunto normativo vigente, das estruturas físicas disponíveis, especialmente o Canil Municipal, dos recursos empregados no corrente ano, dos recursos previstos nos instrumentos orçamentários, e dos recursos humanos disponíveis; e que sejam definidos
objetivos e de metas, com o respectivo planejamento detalhado de ações, cronograma, e respectivos recursos materiais e de pessoal.

Durante a campanha em 2020 foi anunciada a construção de um novo canil

Definindo uma próxima audiência para o dia 13 de agosto, às 14h, quando as providências apontadas deverão estar cumpridas, o juízo decidiu ainda que a Prefeitura promova uma visita técnica para inspecionar, fiscalizar, e orientar o estabelecimento de abrigo de animais mantido por Guilherme Motta de Souza, convocado para a reunião como réu e ausente à audiência, solicitando o apoio e a participação de outros órgãos, especialmente o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro; e que os representantes da ongs presentes, que também figuram como réus no processo, diligenciem a eventual complementação de meios jurídicos necessários para habilitação à participação de políticas públicas de terceirização de serviços e para celebração de instrumentos de colaboração segundo o regime administrativo próprio.

Prefeitura não cuida e ainda pede doação

Com o seu veículo quebrado há mais de mês, por isso deixando de fazer o traslado de animais atropelados ou em condições de risco, serviço que acaba sendo feito pelas protetoras da causa animal, a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal começou nesta semana uma campanha de agasalho para arrecadar cobertores e roupas para os animais. O objetivo é a sensibilização da sociedade para que o setor possa proteger os animais no período de inverno e frio intenso

As doações da população à COPBEA/ZOONOSES – cobertores, caminhas e roupas, que serão destinados aos cães que vivem no Canil Municipal – podem ser entregues na Rua Júlio Rosa, 366), de segunda a quinta, das 8h às 16h, e na Feira de Adoção de Cães, que acontece toda sexta e sábado, na Calçada da Fama, na Várzea, das 10h às 14h.

Edição 20/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis começa a vacinar contra a dengue

ONG vai realizar castração de animais em Teresópolis

Bandido armado assalta motorista de aplicativo em Teresópolis

Delino Tomé corre mais de 900 quilômetros em 14 dias seguidos

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE