Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aumenta o número de infrações de trânsito na Várzea

GCM intensifica fiscalização de estacionamento irregular na região central do município

De acordo com o setor de estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito, Teresópolis se aproxima dos 110 mil veículos ostentando a placa do município. Para ser mais preciso, encerrando o primeiro mês do ano o número de emplacamentos chegou a 109.629 veículos. Por outro lado, as ruas, avenidas e locais para estacionamento são praticamente o mesmo de décadas atrás, o que tem deixado cada vez mais difícil a missão de encontrar uma vaga em alguns bairros – sendo o principal deles a Várzea. Com essa “justificativa”, muitos motoristas não tem respeitado o que determina o Código de Trânsito Brasileiro ou áreas delimitadas pela autoridade local responsável pela organização do trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que nos últimos dias tem registrado aumento no número de notificações e veículos rebocados. Somente na manhã desta terça-feira, 08, três foram removidos para o depósito público municipal, em Três Córregos. Um deles por estacionamento em ponte, na Rua de Duque de Caxias, outro em área de carga e descarga e outro por não respeitar as vagas de 15 minutos.
Em várias oportunidades em que a equipe do jornal O Diário e Diário TV entrevistou agentes da Guarda Civil Municipal, ficou claro que haveria aumento na fiscalização e no combate a infrações no trânsito da cidade – já bem caótico e com problemas potencializados pelo crescimento constante da frota que tomam as ruas no tráfego, ocupam espaços de estacionamento e também em locais onde é proibido estacionar. 
Em entrevista recente, o responsável pela GCM, Gil Wellington, falou sobre os questionamentos sobre as operações que recolhem veículos de motoristas infratores. “A gente vê o crescimento de veículos na cidade e a cidade não cresceu, mas a frota cresceu muito, então há essa necessidade. As ruas não mudaram só aumenta a quantidade de veículos e aí fica difícil, se não tiver a organização do trânsito fica complicado. Esse mês de outubro nós tivemos um aumento de 385 licenciados só em Teresópolis. Não é o número só de novos carros, mas motos também têm crescido muito nas vias e infelizmente as pessoas não respeitam, então precisamos tomar essas atitudes de autuar e rebocar”, pontuou.

Infrações mais comuns
Gil enumerou as infrações mais comuns cometidas nas ruas do município. “90% dos carros que nós recolhemos sobre calçadas e infratores são referentes a denúncias pelo WhatsApp da Guarda Municipal (21 976143304), e a gente acaba tendo que atender porque atendemos ao direito do pedestre de ir e vir sobre as calçadas. As vagas de 15 minutos, a gente insiste em pedir para respeitar e não respeitam. Inclusive o último carro que chegou no depósito é de uma vaga de 15 minutos que o agente estava lá monitorando e ele ficou mais de uma hora e o carro com pisca alerta ligado. Então isso cabe remoção do veículo e é por isso que ele veio pra cá”, explica Gil.
Constantemente denunciamos aqui no Diário infrações e bandalhas cometidas pelas ruas da cidade. Portanto fica bem claro que não está havendo, por parte destes condutores, respeito às leis, e, assim, o chefe da GCM alerta que o infrator vai ser penalizado. “A gente aprende do instrutor, porque eu também passei pela autoescola, a respeitar a lei de trânsito, não é obrigação nossa de ensinar isso é na autoescola, eu tenho que saber as infrações, porque eu sou motorista, conduzindo o veículo eu tenho que saber a lei do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), tenho que saber, mas as pessoas não entendem e não respeitam. Todos os veículos estacionados irregulares com placas e sinalizações horizontal e vertical, cabe remoção. Sobre calçadas, porta de garagem que é a grande maioria das denúncias que a gente recebe e aí chegou a denúncia a gente foi verificar, está na porta de garagem vai ser removido”, avisa Gil Wellington.

Como recuperar
No caso de veículos apreendidos, para o proprietário retirar o veículo há dois caminhos, segundo detalha o chefe da Guarda. “Quando é a polícia que traz, porque o depósito aqui atende nosso 30º BPM e a Polícia Civil também, porque o depósito é público, ele não é cobrado, a documentação se estiver em dia e se não passar de trinta dias paga uma diária e se não passar não se cobra nada ele tem que apresentar a documentação legal aqui na administração do depósito. Mas quando é removido pela GCM, tem uma taxa de reboque que é recolhida na prefeitura, tem que trazer o documento desse veículo para retirar daqui”, conclui o agente.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE