Wanderley Peres
Com a variante Delta do Coronavirus entre nós, e o assustador aumento de casos de Covid-19 no município, que levou os hospitais à ocupação quase total dos leitos UTI, Covid e Clínicos, a prefeitura anunciou nesta segunda-feira, 16, nota técnica da Secretaria de Saúde, prevendo, para qualquer momento, a adoção de novas medidas de enfrentamento à pandemia. Quanto à disponibilidade de leitos, o prefeito informou que, "permanecendo a ocupação acima dos 90%" será adotada a medida já acordada com os hospitais de reabertura de leitos inativados, em até 7 dias".
A decisão de acordar para o problema é tardia. Nesta segunda-feira, havia apenas dois leitos vagos nos hospitais. Dos 20 leitos clínicos apenas um estaria vago e, dos 26 leitos Covid, 25 estariam ocupados, com 9 pacientes intubados, segundo informou a prefeitura. Mais cedo, Jaqueline da Rocha Nogueira já tinha alertado, em seu perfil, que o governo não estava sendo honesto com a população, escondendo o boletim, que deveria informar sobre a pandemia, e nem vem sendo publicado com regularidade mais, dando a entender que a pandemia acabou. "Respeito com a população é o mínimo que você tem que honrar, prefeito", comentou. O boletim reclamado, aliás, a prefeitura publicou nesta segunda-feira, depois de longo interregno. Mas, aos costumes, da falta de transparência, postou o informativo às 8h30min, programando para para o final da tarde, aparecendo abaixo das demais publicações ao longo do dia quando publicada. Os casos de Covid, e as mortes, informações que a prefeitura sonega à população, continuam aumentando, enquanto o número escasso de vagas nos hospitais vem sendo escondido da população, que não percebe o que está acontecendo, o que provoca o relaxamento das precauções contra a doença, cada dia mais desprotegida. Na semana passada, segundo a secretaria do Estado, eram 817 mortes em Teresópolis, e nesta segunda-feira já são 823, média de uma morte por dia, com o índice de 450 vítimas por 100 mil habitantes, colocando Teresópolis entre os cinco municípios do estado com mais mortes, embora seja o décimo oitavo em população. Segundo o boletim da prefeitura nesta segunda-feira, no entanto, seriam 796 óbitos. Os testes feitos, ainda segundo a prefeitura, teriam sido 97.527, casos ativos 1.835 e pacientes recuperados 29.387. Conforme o boletim, foram aplicadas 103.862 vacinas de primeira dose, 44.676 de segunda dose e 3.840 de dose única.
Com 170 doses para vacinação durante esta semana – 1.200 doses na cidade e 50 nos dois postos do interior – a prefeitura vacinou nesta segunda-feira, 16, adultos com 25 anos. Nesta terça-feira, serão vacinados aqueles com 24 anos. Na quarta, 23 anos; quinta, 22 e sexta-feira, 21 anos de idade.