Marcello Medeiros
Na edição da última quinta-feira (23), O Diário mostrou que continuam ocorrendo com frequência situações de risco por conta de ‘bagunça’ em rios de rede elétrica do município, situação na maioria das vezes gerada pela atualização constante de redes de outros serviços, como internet, por exemplo, que utilizam os mesmos postes da concessionária de energia. Questionada, a secretaria municipal de Segurança, Ordem e Mobilidade Urbana diz que tem feito sua parte e cobrado da Enel ajuda da reorganização dos postes, assim como das empresas de internet. Em contato com a redação do Diário, a empresa responsável pelo fornecimento de energia em Teresópolis e outros 65 municípios diz estar fazendo sua parte e resolvendo situações de risco.
“A Enel Rio informa que o compartilhamento dos postes de energia pelas distribuidoras com empresas de Telecom é uma obrigatoriedade estabelecida por resolução conjunta da Aneel e Anatel. Essa resolução estabelece que a responsabilidade pelo ordenamento dos cabos das empresas ocupantes é exclusivamente das operadoras. Cabe à distribuidora identificar e notificar operadoras que estiverem fora das normas de segurança do setor elétrico. A concessionária de energia pode remover redes clandestinas ou que ofereçam risco”, pontuou a concessionária.
A distribuidora esclarece, ainda, que a competência para editar normas e impor obrigações às concessionárias de energia é exclusiva da União Federal e que mantém atendimento à população quando o perigo é constatado: “Os clientes podem utilizar os canais de atendimento para denunciar casos em que fios compartilhados em postes da concessionária estão caídos ou instalados de forma inadequada: site oficial da Enel Rio (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp da assistente virtual Elena (21) 99601-9608 e Central de Relacionamento 0800 28 00 120”, informa a Enel.
Motociclistas em risco
Entre os casos mostrados pela reportagem do Diário, uma situação que ocorreu na Rua Café Filho, no Bom Retiro. Imagem de um sistema de monitoramento em uma residência mostrou um caminhão puxando uma fiação, bem mais baixa do que o restante da rede, com o fio ficando solto na pista. Logo em seguida, dois motociclistas que seguiam sentido Tenente Luiz Meirelles ficam presos ao fio, com um deles quase caindo no chão.









