O Diário de Teresópolis
Equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) apreenderam, neste domingo (15), um balão que caiu dentro da área do Parque Municipal das Montanhas, em Teresópolis. O artefato foi localizado em meio à vegetação e retirado imediatamente, evitando o possível início de um foco de incêndio ambiental.
De acordo com a secretaria, a rápida atuação dos agentes foi fundamental para impedir danos à área de preservação, especialmente em um período de altas temperaturas e vegetação mais seca, quando o risco de queimadas aumenta significativamente.
A prática de soltar balões é considerada crime ambiental, conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98. A legislação prevê pena de detenção de um a três anos, além de multa, para quem confeccionar, comercializar, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios, podendo as penalidades ser aplicadas de forma cumulativa.
A SMMA reforça o alerta à população sobre os riscos dessa prática, que além de ilegal, coloca em perigo áreas naturais, residências, redes elétricas e a segurança da população.






