Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Barulho em excesso: 40 motociclistas notificados em Teresópolis

Operação da Polícia Civil e GCM, como apoio da PM, fiscaliza utilização de escapamentos em situação irregular

Nesta quarta-feira, 08, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar, realizaram operação em vários pontos do município com o objetivo de retirar de circulação motocicletas utilizadas de maneira irregular, principalmente em relação a utilização de escapamentos barulhentos. Motos com “cano aberto” têm sido motivo de muita reclamação em toda a cidade, com cada vez maior número de condutores insistindo na prática que é considerada crime ambiental. A primeira etapa da operação, que será repetida em outros dias e localidades, terminou com 40 condutores notificados por utilização de escapamentos fora do padrão. O máximo permitido são 99 decibéis para motos fabricadas até 31/12/1998 e a partir de 01/01/1999 o limite máximo é de três decibéis acima do descrito no manual original do fabricante. Os limites aceitos pela lei estão descritos na Resolução CONAMA nº 252 de 01 de Fevereiro 1999. Para verificar tal padrão, agentes da Polícia Civil utilizaram um decibelímetro, equipamento que capta a medição da pressão sonora em decibéis.

“Essa ação dos órgãos de segurança de Teresópolis também atende a Operação Moto Legal, lançada em 2020 pela GCM com o propósito de manter a ordem e a paz no trânsito. Lamentamos que, apesar de nossas ações educativas periódicas e da campanha Maio Amarelo, continuamos verificando comportamentos que resultam em infrações ao Código de Trânsito Brasileiro”, comentou o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz.

Proprietários de motocicletas que estavam apenas com essa irregularidade tiveram a oportunidade de promover a troca do cano e evitar a apreensão. Nove foram levadas para o depósito público municipal, na localidade de Três Córregos, no acesso do Segundo Distrito de Teresópolis. Outro dado que chamou atenção na operação dessa quarta-feira foi o grande número de motociclistas sem a devida permissão para conduzir esse tipo de veículo. Dos 100 abordados, 38 não possuem a Carteira Nacional de Habilitação.

População aplaude
A operação da PCERJ, GCM e PM teve grande repercussão positiva. Nas redes sociais, a grande maioria dos teresopolitanos aplaudiu a ideia de tirar de circulação motos e condutores em situação irregular. A seguir veja alguns comentários feitos em uma postagem do jornal O Diário no Facebook. Bruno Voloch: “Excelente! Ideal seria dia e noite. Diariamente limpar e tirar de circulação esses baderneiros que não respeitam ninguém. Ignoram as leis, desafiam as autoridades, bandalhas direto e avançam sinal de trânsito. Adoreiiii”. Octavio Bruni: “Precisa prender e nunca mais devolver essas motos barulhentas que infernizam nossas vidas”. Davi Pereira: “Boa iniciativa mas não adianta fazer essa operação somente no centro pra ter mídia, tem que ir em todos os bairros e recolher todas e fora a maioria dos entregadores não podem ver um quebra mola ou uma ladeira que sai empinando”. Graça dos Santos: “Pimentel final de semana ninguém dorme”. Rinaldo do Nascimento: “Super apoio, pessoas que trabalham a noite precisam descansar durante o dia, o que não é fácil, qualquer perturbação com lixo sonoro se torna desnecessário, qualquer perturbação do sossego alheio é incomodo, seja ele de qualquer natureza, bares, igreja”.

Nove motocicletas foram levadas para o depósito público municipal, na localidade de Três Córregos, no acesso do Segundo Distrito de Teresópolis

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE