Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Base de segurança muda a cara da Praça Olímpica

Após reforma que durou quase dois anos e quando concluída mostrou qualidade bastante questionável, pelo tempo que levou e o valor que custou, obra de responsabilidade do governo Arlei Rosa, a Praça Olímpica Luís de Camões foi vítima de outro administrador municipal, Mário de Oliveira Tricano. Depois que o empresário do ramo hoteleiro e imobiliário ? entre outros ? tomou posse graças à liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, a principal área de lazer da região central do município ficou um longo período sem receber qualquer tipo de atenção. Como consequência, foi tomada pelos pichadores, usuários e vendedores de drogas, que passaram a disputar o bonito espaço com famílias que buscavam a principal área de lazer da região central do município. Porém, e felizmente, a triste situação começou a mudar graças a uma parceria entre duas instituições de segurança pública.

Marcello Medeiros

Após reforma que durou quase dois anos e quando concluída mostrou qualidade bastante questionável, pelo tempo que levou e o valor que custou, obra de responsabilidade do governo Arlei Rosa, a Praça Olímpica Luís de Camões foi vítima de outro administrador municipal, Mário de Oliveira Tricano. Depois que o empresário do ramo hoteleiro e imobiliário – entre outros – tomou posse graças à liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, a principal área de lazer da região central do município ficou um longo período sem receber qualquer tipo de atenção. Como consequência, foi tomada pelos pichadores, usuários e vendedores de drogas, que passaram a disputar o bonito espaço com famílias que buscavam a principal área de lazer da região central do município. Porém, e felizmente, a triste situação começou a mudar graças a uma parceria entre duas instituições de segurança pública. Acontece neste sábado a inauguração da base compartilhada da Polícia Militar e Guarda Municipal no antigo prédio utilizado pela secretaria de Turismo e Ciência e Tecnologia. Além de mais segurança, evitando novos rabiscos criminosos e depredação dos brinquedos, o projeto de parceria do 30º BPM com o município vai oferecer projetos esportivos para a comunidade.
Nos últimos dias, a Praça Olímpica recebeu serviços de manutenção, como a troca de lâmpadas, pintura, limpeza dos banheiros públicos, entre outras ações. Em entrevista recente ao jornal O DIÁRIO e DIÁRIO TV, o Comandante da Polícia Militar no município, Coronel Marco Aurélio, destacou a importância da ocupação desse espaço. “A presença do poder público nessa praça em específico foi pensada a partir de série de reclamações sobre pichadores, pessoas que utilizam e comercializam drogas no local, todas vindas de comerciantes, de pessoas idosas e famílias que querem ocupar a praça de maneira sadia. Conversamos então com o prefeito, com o secretário de Esportes, e achamos um meio termo para fazer esse local voltar a ser utilizado somente para o que foi projetado, para que as famílias possam frequentar com tranquilidade e que esses elementos criminosos se afastem ou sejam identificados e presos”, atentou.
O Comandante relata ainda que a ideia da Polícia Militar é estar no local promovendo muito mais do que a segurança. “Também queremos fazer a integração dos através do esporte. Por isso o oficial Tenente Nuno estará trabalhando atividades esportivas, usando esporte como integração social e buscando dar outra visão para aquela praça. Precisamos que ela seja ocupada de maneira digna, de maneira que merece. Teresópolis é a cidade mais segura do Rio de Janeiro e assim queremos que ela continue”, completou.
 
1º Open Kids de Jiu-Jitsu 
Ainda neste sábado, em comemoração ao 14º aniversário do 30º Batalhão da Polícia Militar, em Teresópolis, será realizado no espaço, a partir das 9h, o 1º Open Kids de Jiu-Jitsu. A competição conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes. Além da demonstração de lutas, por crianças, jovens e policiais militares que praticam a arte marcial, a programação conta ainda com show gospel e apresentação da Orquestra Sinfônica da PMERJ.
 
Pedido na Câmara
Em junho passado, foi aprovada na Câmara Municipal a Moção de número 761/2017, proposta pela Vereadora Cláudia Lauand, pedindo que o comando do 30º BPM estudasse a viabilidade de ser instalada uma cabine policial nesse local. "Tendo em vista que os moradores em frente à Praça Olímpica sentem-se inseguros devido aos sérios e inúmeros problemas que têm ocorrido naquele local nos fins de semana e horários noturnos, já que o local vem se desenvolvendo e com isso muitos meliantes se acomodam ali, inquietando os moradores por aquela imediação, sendo necessária a instalação de uma cabine policial em frente à Praça Olímpica será uma medica de oferecer maior proteção e tranquilidade aos moradores daquela redondeza", justificou Cláudia.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE